Rádio Observador

Incêndios

Vinte concelhos de seis distritos em risco máximo de incêndio

De acordo com o IPMA, vinte concelhos de seis distritos em risco máximo de incêndio. Faro, Portalegre, Santarém, Castelo Branco, Guarda e Bragança são os distritos em risco.

Vinte concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Santarém, Castelo Branco, Guarda e Bragança apresentam um risco máximo de incêndio

MIGUEL A. LOPES/LUSA

Autor
  • Agência Lusa

Vinte concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Santarém, Castelo Branco, Guarda e Bragança apresentam esta sexta-feira um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em risco máximo estão os concelhos de Aljustrel, Monchique, Silves, Loulé, S. Brás de Alportel, Tavira, Alcoutim, Castro Marim (Faro), Marvão e Nisa (Portalegre), Vila Velha de Ródão, Vila de Rei, Proença-a-Nova e Penamacor (Castelo Branco), Sardoal, Mação e Abrantes (Santarém), Sabugal e Figueira de Castelo Rodrigo (Guarda) e Vimioso (Bragança).

O IPMA colocou também vários concelhos de todos os distritos (18) de Portugal continental em risco muito elevado e elevado de incêndio, exceto Viana do Castelo, Braga, Aveiro e Porto.

O risco de incêndio no sábado vai ser mais reduzido devido à previsão de chuva em alguns distritos do continente.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo, sendo o elevado o terceiro nível mais grave.

Os cálculos para este risco são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para esta sexta-feira no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade até ao final da manhã no litoral oeste, podendo essa nebulosidade persistir ao longo do dia em alguns locais da faixa costeira a norte do Cabo Raso.

Está também previsto vento fraco a moderado de oeste/noroeste, soprando moderado a forte de noroeste no litoral a sul do Cabo Carvoeiro, em especial durante a tarde e com rajadas até 60 quilómetros por hora (km/hora).

Nas terras altas das regiões Centro e Sul, o vento soprará moderado a forte de noroeste, com rajadas até 60 km/h, em especial a partir da tarde.

A previsão aponta ainda para neblina ou nevoeiro matinal no litoral Norte e Centro e pequena descida de temperatura, em especial da máxima.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 10 graus Celsius (na Guarda) e os 18 (em faro) e as máximas entre os 22 (na Guarda, em Viseu, no Porto e em Viana do Castelo) e os 31 (em Faro).

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Politicamente Correto

Os filhos do Vasco Granja /premium

Helena Matos
463

O reitor proibiu a carne de vaca. Os alunos se pudessem proibiam toda a carne. Em Portugal, eles são os filhos e netos do Vasco Granja. Gerações que, entre muita animação, estão a impor uma ditadura.

Turismo

A turistificação da economia algarvia

António Covas

Não é tarefa fácil falar de diversificação da base económica regional quando a atividade turística é aquela que remunera mais rapidamente as pequenas poupanças e os pequenos investimentos realizados.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)