Para uns foi um “Professor Pardal” porque inventou num jogo onde não podia inventar, para outros precisava de jogar “arroz com feijão” (uma versão gastronómica para o típico ser mais pragmático) para ter outro resultado. Os comentadores televisivos não pouparam Jorge Jesus a meio da semana, após a derrota do Flamengo frente ao Emelec na primeira mão dos oitavos da Taça dos Libertadores, e o primeiro dérbi carioca do técnico português surgia como oportunidade para tentar estabilizar a equipa tendo em vista não só o Campeonato mas também a segunda mão com os equatorianos durante a semana. A vitória com o Botafogo teve o condão de serenar ânimos num momento de maior densidade competitiva mas foi tudo menos um jogo fácil.

Flamengo deu o Berrio até que apareceu Gabigol e o VAR: como Jesus evitou primeira derrota com o Corinthians

Apesar da boa entrada do Flamengo, com Bruno Henrique a ter duas boas oportunidades nos dez minutos iniciais, o minuto 13 acabou por ser de duplo azar para o conjunto de Jorge Jesus: primeiro foi Rodrigo Caio que teve de dar o lugar a Thuler por lesão (que pareceu muscular, o que poderá motivar uma paragem de alguns encontros), depois foi Cícero a inaugurar o marcador num canto batido por Jonathan. Os visitantes, que tantas dificuldades tinham na posse e nas saídas para o ataque, venciam por 1-0 e essa vantagem acabou por condicionar durante o período seguinte o jogo da equipa da casa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ao sexto encontro, Jesus sofreu pela sexta vez. Já o Botafogo quebrou uma série de quatro partidas sem golos. Mesmo contra a corrente do jogo, os visitantes lideravam mas o Flamengo acabou por chegar ao empate ainda antes do intervalo, com Gerson, médio contratado recentemente à Roma, a empatar com um remate colocado (34′). De bola corrida pelos da casa e de bola parada pela formação de Eduardo Barroca, houve oportunidades para o 2-1 mas a igualdade manteve-se nos 45 minutos iniciais.

No segundo tempo, o Flamengo conseguiu fazer a reviravolta por Gabriel Barbosa, ou Gabigol, num remate de fora da área após corte incompleto da defesa contrária (53′) apenas um minuto depois de Pimpão poder ter feito o 2-1 na baliza de Diego Alves. Jesus voltou a ter de mexer na equipa por questões físicas (neste caso, Lincoln), o Botafogo empatou mesmo num livre direto do antigo médio do Benfica Diego Souza (66′) mas Bruno Henrique fixou o 3-2 final aos 73′, em mais uma boa iniciativa de Rafinha pela direita combinando com Gabigol antes do cruzamento para o avançado encostar e dar a vitória.

Com este resultado, o Flamengo, que contou com a “força G” de Gerson e Gabigol apoiada numa grande exibição do antigo lateral do Bayern Rafinha, manteve o terceiro lugar com 24 pontos, reduzindo para três a distância para o antigo líder Palmeiras de Luiz Felipe Scolari e mantendo os cinco para o primeiro classificado, o Santos. Na próxima jornada, o conjunto de Jorge Jesus vai defrontar fora o Bahia; antes, recebe no Maracanã o Emelec para a Taça dos Libertadores.