A Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) está a acompanhar a evolução do surto de listeriose detetado em 15 de agosto na Andaluzia, em Espanha, diz a entidade em comunicado enviado às redações. A carne contaminada que está na origem do surto não é vendida em Portugal, garante o organismo.

Surto de listeriose em Espanha faz primeira vítima mortal. Decretado alerta sanitário

O alerta emitido pelo RASF, Sistema de Alerta Rápido para a Segurança Alimentar na União Europeia, indica que o produto contaminado com Listeria monocytogenes foi distribuído e comercializado exclusivamente em Espanha.

Segundo a entidade governamental, a marca “La Mechá” não está à venda “em território nacional”, nem mesmo produtos com origem no seu fabricante, a Magrudis. Além disso, toda a produção da Magrudis desde abril, incluindo a marca “La Mechá”, foi já retirada do mercado pela própria empresa”, que foi encerrada.

A listeriose é uma infeção causada pela bactéria Listeria monocytogenes (L. monocytogenes) e é transmitida através do consumo de produtos contaminados.

A DGAV deixa, ainda, um alerta a viajantes que se desloquem para a Andaluzia para adotarem “medidas preventivas, nomeadamente a eliminação de produtos daquela marca que eventualmente possam ter na sua posse”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR