Rádio Observador

Cristianismo

Líderes políticos e religiosos cristãos reunidos em Fátima em encontro secreto

1.214

Grupo fará algumas celebrações no santuário, mas tem organização própria. Viktor Órban, primeiro-ministro húngaro que tem tomado medidas violentas anti-imigração, será um dos líderes presentes.

PAULO NOVAIS/LUSA

Políticos e líderes religiosos, todos cristãos e de vários países, estão reunidos desde quinta-feira em Fátima, revelou o jornal Sol. O encontro, de programa desconhecido, foi organizado por uma rede de legisladores católicos (International Catholic Legislators Network, ICLN) que promove a formação de políticos cristãos no ativo.

Entre os participantes, segundo o jornal Sol, estarão o Viktor Órban, primeiro-ministro húngaro, Mick Mulvaney, chefe de gabinete de Donald Trump, Ignatius Aphrem II, patriarca da igreja ortodoxa síria, Yousef III Younan, patriarca na igreja católica síria e Christoph Schönborn, o arcebispo de Viena e um dos fundadores da organização ICNL.

Ao que o Observador apurou, a organização do encontro nada tem a ver com o Santuário de Fátima, que recebeu apenas um pedido do grupo para fazer algumas celebrações no santuário. O pedido foi aceite — como, aliás, é costume serem aceites todos os pedidos de grupos cristão, mesmo não sendo católicos — e o espaço foi cedido, mas sem a participação de qualquer elemento do santuário nas celebrações litúrgicas.

O grupo não está registado como peregrinação, mas é um grupo católico e as celebrações são com as portas abertas. Inclui vários cardeais importantes, incluindo muitos eleitores. É isso que faz com que não tenha sido pedido um parecer ao Vaticano sobre o pedido de utilização de espaços do santuário, por serem pessoas reconhecidamente católicas.

O evento não teve qualquer divulgação a nível nacional, sendo visto, por isso, como secreto, mas o aparato das forças de segurança junto ao hotel onde decorrem os trabalhos e na zona do santuário e o reforço das operações de vigilância em todo o país, contados pelo Sol, revelam a importância e dimensão do encontro.

Esta a décima conferência anual do organismo que, no ano passado, foi realizada em Roma. Na altura, o Papa Francisco lembrou os valores cristãos e instou os líderes políticos a atuar em conformidade. O que não estará, propriamente, a acontecer na Hungria que recusa receber migrantes e criminaliza a ajuda a refugiados. Estas políticas motivaram uma queixa da Comissão Europeia ao Tribunal Europeu da Justiça.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: vnovais@observador.pt
Família

Ecologia integral e ecologia humana

Pedro Vaz Patto
191

Tal como defendemos para o ambiente, também no domínio da vida humana no seu início e termos naturais, da sexualidade, da procriação e da família, há uma ordem e harmonia que não deve ser destruída.

Civilização

A Europa e a cultura do repúdio

Pedro Morais Vaz
140

A maior ameaça ao futuro da Europa reside no que Roger Scruton apelidou de “cultura do repúdio” e que se propõe repudiar tudo o que encara como tipicamente “nosso” para que ninguém se sinta "excluído"

Terrorismo

Cristianofobia: um novo holocausto? /premium

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
5.417

Em 2018, foram mortos 4.305 fiéis e detidos 3.125 cristãos;1.847 igrejas e edifícios cristãos foram destruídos, incendiados ou vandalizados por ódio à fé em Cristo.

Cristianismo

Nos portais do mistério, com Charles Péguy

Jaime Nogueira Pinto
249

De maioria que éramos, dominante e governante, e por isso até arrogante, nós cristãos, na Europa e no mundo, estamos a ficar minoria e voltámos a ser perseguidos, alvo de atentados, de discriminações.

Páscoa

Quaresma introspetiva!...

Nuno Pires

A celebração da Páscoa deve ser potenciadora de uma renovação que marque, dure e perdure, baseada na humildade sem subserviência, na voluntariedade com coerência e na urbanidade sem formalidade.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)