O treinador Ivo Vieira, afirmou esta sexta-feira que o Vitória de Guimarães está preparado para tentar vencer o Rio Ave, num jogo adiado da primeira jornada da I Liga portuguesa de futebol, mesmo com cerca de meio plantel indisponível.

Inicialmente marcada para 12 de agosto, a partida teve de ser adiada para domingo face aos possíveis riscos de segurança associados à bancada nascente do Estádio do Rio Ave.

Com 18 jogadores impedidos, entre lesões, castigos e não inscrição aquando da data original do jogo, o treinador recusou “lamentar-se”, tendo dito que se vai “agarrar” aos elementos disponíveis para derrotar os vila-condenses.

Estamos focados, independentemente daqueles que estejam ou não em campo. Muitos dos que podem jogar deram uma resposta positiva quando foram chamados à equipa. É um jogo normal, preparado de forma natural, com grau de dificuldade grande. Mas acreditamos num bom resultado”, disse, na conferência de antevisão ao encontro, marcado para as 15h00.

Ivo Vieira só vai poder utilizar quatro dos jogadores titulares na derrota contra o FC Porto (3-0), para a quarta jornada — Miguel Silva, Bondarenko, Rafa Soares e Pepê –, mas preferiu realçar que o duelo com o Rio Ave é uma ‘janela’ para futebolistas com menos minutos durante a competição” darem uma “resposta à altura” e ganharem “espaço para o futuro”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os vimaranenses ocupam o 16.º lugar do campeonato, com dois pontos em três jogos, e vão defrontar um adversário que ocupa o sétimo posto, com seis, mas Ivo Vieira avisou que a estratégia para o jogo passa por “atacar a baliza”, segundo a “identidade” expressa nos jogos anteriores, mesmo tendo em conta a “qualidade do adversário”.

O treinador realçou, aliás, que a classificação ocupada pela sua equipa no presente e a eventual perda de pontos em Vila do Conde não lhe cria “pressão nenhuma”, mesmo com a “responsabilidade” do Vitória ‘assinar’ uma boa prestação no campeonato. “Só conseguimos estar de novo na Liga Europa com um bom trabalho no campeonato. É a prova mais importante que temos em mãos, sem desvalorizar a Liga Europa, que é uma montra muito boa”, defendeu.

Ivo Vieira deixou ainda uma “palavra de apreço” aos adeptos do clube que tiveram de devolver os bilhetes face ao encerramento de uma das bancadas — depois da venda de 2.500 bilhetes em Guimarães para a data original, o recinto vila-condense vai acolher cerca de 500 adeptos vitorianos.

Questionado ainda sobre a alternância na baliza, entre Miguel Silva (seis jogos) e Douglas (quatro), o técnico disse ter realizado as trocas em função do que considera “o melhor para a equipa” num determinado momento e também da necessidade de manter os guardiões “motivados”.

O Vitória de Guimarães, 16.º classificado, com dois pontos, defronta o Rio Ave, sétimo, com seis, num jogo em atraso da primeira jornada, marcado para as 15h00 de domingo, no Estádio do Rio Ave, em Vila do Conde.