A Samsung anunciou esta quarta-feira que vai deixar de vez de fabricar telemóveis na China, concentrando a produção de smartphones noutros países como a Índia e Vietname.

“A produção de equipamentos será deslocada ara outros locais da indústria global, dependendo da nossa estratégia de produção global, que se baseia nas necessidades do mercado”, referiu a Samsung, num comunicado citado pela Reuters.

Esta decisão surge numa altura em que a Samsung ocupa apenas 1% do mercado de smartphones na China — uma queda abrupta em relação aos 15% de 2013, segundo aponta a Reuters. A perda de mercado por parte da Samsung coincidiu com o crescimento acelerado da Huawei, da Xiaomi ou da Oppo, tudo marcas chinesas que têm vindo a crescer nos últimos anos

Esta decisão surge depois de uma redução deliberada da produção na fábrica da Samsung em Huizhou no mês de junho. Ao longo de 2018, a Samsung já tinha encerrado duas fábricas na China: primeiro em Shenzhen, depois em Huizhou. Esta última foi precisamente a primeira fábrica da Samsung em território chinês, tendo sido inaugurada em 1992.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR