O Boavista e o Marítimo foram as últimas equipas da Primeira Liga a serem eliminadas da Taça de Portugal na terceira eliminatória da prova. Os axadrezados e os madeirenses foram derrotados este domingo, respetivamente pelo Desportivo de Chaves (2-1 após prolongamento) e pelo Beira-Mar (2-2 após o prolongamento, 5-4 após grandes penalidades).

No jogo que opôs os madeirenses aos aveirenses, disputado no Estádio Municipal de Aveiro, o Sport Club Beira-Mar, que milita no Campeonato de Portugal (terceiro escalão do futebol português), marcou primeiro, logo aos 15 minutos, por João Nogueira.

A equipa do Marítimo, orientada por Nuno Manta Santos, restabeleceria a igualadade aos 69 minutos, com um golo do avançado japonês Daizen Maeda. Os últimos minutos foram eletrizantes: o Marítimo chegou ao 1-2 aos 83 minutos, através do central Zainadine Júnior, mas nos descontos um golo tardio de Isaac Cissé, aos 93′, levou o jogo para o prolongamento. O marcador não se alteraria e nas grandes penalidades o Beira-Mar levou a melhor, eliminando o Club Sport Marítimo com um parcial de 5-4.

Já em Chaves, o clube da casa, que na época passada competiu na Primeira Liga mas acabou a temporada despromovido à segunda, empatou 0-0 no tempo regulamentar com o conjunto do Boavista, orientado por Lito Vidigal. O Desportivo de Chaves foi o primeiro a marcar, já no prolongamento, aos 102 minutos, por intermédio do avançado André Luís. O Boavista ainda empatou, a três minutos do final da partida, mas ao cair do pano (nos descontos) e quando já se adivinhava a resolução da eliminatória nas grandes penalidades, o defesa flaviense Kevin Medina fez o 2-1 que afastou os boavisteiros da prova.

No sábado, dois dias depois do Alverca, do Campeonato de Portugal, ter eliminado o Sporting da prova, quatro equipas da Primeira Liga tinham sido eliminadas também nesta terceira ronda. O Vitória de Guimarães foi eliminado pelo Sintra Football (1-1 no tempo regulamentar, 4-3 após grandes penalidades), o Tondela foi eliminado e goleado pelo Feirense (3-0), o Desportivo das Aves foi também eliminado e goleado pelo Farense (5-2) e o Portimonense foi eliminado em Coimbra pela Académica (por 2-1).

Eis a lista total dos resultados nesta eliminatória, agregados no site ZeroZero:

FC Alverca 2-0 Sporting

CD Cova Piedade 0-4 Benfica

Condeixa 0-1 Rio Ave

Sintra Football 1-1 (4-3 g.p.) V. Guimarães

Louletano 1-2 (a.p.) Paços de Ferreira

Fabril Barreiro 1-3 Moreirense

Pevidém SC 0-2 Belenenses SAD

Amora FC 0-1 AD Sanjoanense

SC Espinho 2-1 Vilafranquense

Académico de Viseu 3-1 Real SC

FC Penafiel 0-2 Gil Vicente

Feirense 3-0 CD Tondela

Farense 5-2 CD Aves

Académica OAF 2-1 Portimonense

SC Coimbrões 0-5 FC Porto

Leça FC 1-3 SC Braga

Águias do Moradal 0-5 V. Setúbal

CD Mafra 1-0 (a.p.) Fafe

Varzim 1-0 Estoril Praia

Lusitânia de Lourosa 1-1 (5-6 g.p.) FC Famalicão

AD Oliveirense 0-3 Santa Clara

Vit. Sernache 0-0 (4-5 g.p.) Sertanense

Marinhense 1-0 CD Fátima

GS Loures 4-2 (a.p.) Benf. Castelo Branco

Olímpico Montijo 0-1 Anadia FC

Casa Pia 1-3 FC Vizela

Arouca 1-0 Merelinense

Juv. Pedras Salgadas 1-0 RD Águeda

GD Chaves 2-1 (a.p.) Boavista

Valadares Gaia 0-0 (10-11 g.p.) Canelas 2010

Beira-Mar 2-2 (5-4 g.p.) Marítimo

Leixões 4-2 SC Praiense