A Apple anunciou na segunda-feira que algumas das principais aplicações do iPhone 5 podem deixar de funcionar para sempre se o sistema operativo iOS não for atualizado antes do próximo domingo, dia 3 de novembro. Há apps que podem deixar de funcionar de forma definitiva.

A comunicação foi feita pela gigante tecnológica através dum comunicado, citado por imprensa internacional como a ZDNet. “O iPhone 5 vai requerer uma atualização do iOS para conservar a função de localização exata do GPS e para continuar a usar funções que tenham por base a data e a hora — assim como a App Store, iCloud, o correio eletrónico e o browser Safari“, pode ler-se no comunicado.

A causa para que esta atualização seja obrigatória prende-se com o facto de a tecnologia por trás do GPS da Apple ser forçado a ajustes a cada 1.024 semanas — sensivelmente 20 anos. A data termina no domingo, dia 3 de novembro.

Se não for feita esta atualização, deve realizar-se uma cópia de segurança obrigatória e uma restauração a partir de um Mac ou de um computador portátil. Para conseguir a última atualização do sistema operativo é necessário que se atualize o software até chegar ao iOS 10.3.4.