Oliveira do Bairro vai revogar o contrato com a empresa responsável pela recolha e transporte de resíduos urbanos Luságua, decisão que deverá ser seguida em breve pelos municípios de Albergaria-a-Velha e Vagos, foi esta sexta-feira anunciado.

Os três concelhos tinham assinado com a empresa, em 2015, um contrato de “Aquisição de Serviços de Recolha e Transporte de Resíduos Urbanos a Destino Final”, após um concurso internacional com um valor base a rondar os 4,8 milhões de euros.

A execução do serviço foi iniciada em janeiro de 2016, em Oliveira do Bairro, após a Câmara, liderada na altura pelo social-democrata Mário João Oliveira, ter denunciado o contrato de recolha de resíduos sólidos urbanos que mantinha há vários anos com outra empresa, a SUMA. Na altura, esta autarquia do distrito de Aveiro justificou a mudança alegando que o contrato com a Luságua representava “uma significativa redução de custos com os serviços de recolha e transporte de resíduos urbanos, beneficiando do fator de escala”.

Três anos depois, Oliveira do Bairro faz um balanço negativo do trabalho da empresa. “A insatisfação da autarquia e dos próprios munícipes com o serviço prestado é notória e foi, ao longo do tempo, constantemente transmitida à Luságua, no sentido de reverterem a situação”, refere agora Jorge Pato, vice-presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, responsável pelo pelouro do Ambiente e Higiene Urbana.

O autarca bairradino garante que a insatisfação “é transversal aos três concelhos”, devendo a revogação do contrato ser assumida pelos três municípios, “numa decisão conjunta que foi devidamente ponderada e analisada, não só ao nível da salvaguarda do interesse das populações, mas também do ponto de vista jurídico, de forma a não permitir a contínua degradação da qualidade de um serviço que é essencial para as pessoas”.

O autarca de Oliveira do Bairro garante que durante 2020 será encontrada uma nova solução para os três concelhos. Até lá, a Luságua continuará a assegurar os serviços de recolha e transporte de resíduos urbanos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR