O Flamengo, o clube de futebol mais popular do Brasil, foi condenado na quinta-feira a pagar uma indemnização às famílias dos dez jovens que morreram num incêndio no centro de treinos, em fevereiro.

A decisão, de cariz provisório, foi tomada pelo juiz Arthur Magalhães Ferreira, titular da primeira Vara Cível da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, e determina que o clube terá que pagar uma pensão mensal de 10 mil reais (cerca de 2.150 euros) a cada uma das dez famílias.

A decisão provisória procura garantir o apoio às famílias das vítimas mortais até que a Justiça se pronuncie de forma definitiva sobre a indemnização que o Flamengo terá que pagar. O magistrado determinou também que o clube pague retroativamente pensões pelos dez meses decorridos desde o incêndio.

“A decisão é extremamente importante pois assegura às famílias dos meninos mortos um valor provisório para a sua manutenção financeira, até que haja o pagamento das indemnizações devidas pelo clube”, afirmou a autora do recurso que solicitou a pensão, Cintia Guedes.

O Flamengo terá ainda de incluir na sua folha de pagamentos três outros jogadores que ficaram feridos no incêndio e que não puderam regressar aos treinos.

De acordo com a defesa das vítimas, caso o clube do Rio de Janeiro não cumpra a decisão, terá que pagar uma multa diária de mil reais (cerca de 215 euros) a cada um dos beneficiários.

No despacho, o juiz destacou que o Flamengo não cumpriu “espontaneamente”, “de forma parcial e provisória”, “a responsabilidade de prestar apoio às vítimas diretas e indiretas do incêndio, conforme manifestação que anexou no processo”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Quanto maior é o sucesso alardeado das finanças do réu, maior é sua capacidade de arcar, sem sobressaltos, com a recomposição dos danos causados à família das vítimas, nesse momento desprovidos de importante (quiçá única) fonte de sustento familiar”, declarou na decisão o magistrado Arthur Magalhães Ferreira, em referência aos lucros obtidos pelo Flamengo com os dois recentes títulos conquistados e com os sucessivos recordes de bilheteira.

O Clube de Regatas do Flamengo, treinado pelo português Jorge Jesus, venceu no final do mês passado a Taça Libertadores, a maior competição de clubes da América do Sul, assim como o campeonato brasileiro.

Em 8 de fevereiro último, dez jovens, que tinham entre 14 e 16 anos, morreram num incêndio que deflagrou durante a madrugada no centro de treinos do Flamengo, conhecido como Ninho do Urubu. As vítimas eram atletas do Flamengo, sendo que um dos jovens, com 14 anos, se encontrava na fase de testes para ingressar no clube.

O fogo atingiu o alojamento onde viviam os jovens atletas, que na sua maioria eram provenientes de outros estados brasileiros, no momento em que estes se encontravam a dormir.

O incêndio causou ainda três feridos, com idades entre os 14 e os 15 anos.

O dormitório, composto por um conjunto de contentores, estava em funcionamento, apesar de várias irregularidades e de multas aplicadas pela prefeitura do Rio de Janeiro.

Segundo perícias, a tragédia foi causada pela falha num aparelho de ar-condicionado, e pela falta de um sistema de alarme contra incêndios.