O vídeo de natal de uma família francesa tem levantado alguma perplexidade junto dos utilizadores das redes sociais e dos meios de comunicação social. Nele é possível ver uma criança a abrir um presente… Pouco comum. Trata-se do livro “Mein Kampf”, de Adolf Hitler, que um avô terá comprado para oferecer ao neto, ainda criança, por ter confundido com o popular jogo “Minecraft” que o menino lhe teria pedido.

Os trocadilhos com os nomes Mein Kampf e Minecraft não são novos, há vários memes antigos que fazem a piada com os dois nomes. E o facto de não ser novo parece ter chamado à atenção dos utilizadores do YouTube, que não estão convencidos com a “confusão” do avô.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No vídeo carregado por ‘mauricette hivette’, há vários comentários que classificam o vídeo de “falso”, mas notam ainda assim que é “muito engraçado”. Não é possível ler nos lábios das pessoas filmadas, porque a narração acontece apenas pela voz de quem filma, que parece perplexo com a troca inusitada, e questiona o avô da criança:
“Mas o que é isto?”

“Foi ele que me pediu: Mine Kampf.”

“Mas era Minecraft, um jogo! Não era isto!”, responde o homem que filma enquanto se afasta do local onde estão a abrir os presentes.

Mas há quem não esteja convencido com o que vê , porquê? Quando o homem filma a capa do livro percebe-se que as margens vermelhas não correspondem à capa original do livro, que é composto por dois volumes.

Livro que terá sido oferecido ao menino pelo avô.

Além das margens, a imagem da capa original que parece colada na capa de outro livro surge também torta, levantando ainda mais dúvidas sobre se o vídeo não terá sido apenas para transformar uma piada da internet numa versão de vídeo viral.

Imagem da capa original do livro, onde não se veem quaisquer margens vermelhas.