É mais uma profecia sobre uma luta contra um coronavírus. Depois de descoberto um livro de terror em que o principal inimigo era um novo vírus desta família, descobriu-se também num livro de Astérix e Obélix os heróis da saga a entrarem numa corrida contra uma personagem chamada… Coronavírus.

A obra de banda desenhada foi publicada em outubro de 2017, muito antes da epidemia que está a marcar a atualidade. Na história aos quadradinhos, o senador Lactus Bifidus organiza uma corrida de cavalos ao longo da península itálica na esperança de desviar as atenções de um crime de corrupção que havia sido descoberto e provar que as estradas romanas estavam em bom estado.

Astérix e Obélix decidem juntar-se à corrida depois de um adivinho ter previsto que Obélix poderia tornar-se brevemente num campeão de corridas de cavalos. Os dois gauleses abandonam tudo, compram uma carroça de madeira e roubam dois cavalos aos romanos para participarem na corrida.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ora, o atleta com que mais têm problemas, e que é o preferido à vitória, é um vilão chamado Coronavírus que representava os romanos. Na história de Jean-Yves Ferri e Didier Conrad, os autores da obra, Coronavírus abandona a corrida depois de saber que Bacillus, o co-piloto, afinal tinha feito batota. E é substituído secretamente por Júlio César, que quer salvar a todo o custo a honra das estradas romanas. No final de contas, o Coronavírus é derrotado. E os bons da fita ganharam.

Claro que a história inventada por Jean-Yves Ferri e Didier Conrad nada tem a ver com a epidemia de Covid-19 que está a espalhar-se pelo mundo desde o final de dezembro. O verdadeiro coronavírus está longe de abandonar a corrida da vida real, uma vez que o número de infetados continua a aumentar.

Além disso, “Coronavírus” não é o nome deste surto, mas sim de uma família de vírus que engloba o Covid-19, mas também o SARS-CoV, por exemplo. O facto de terminar com o sufixo “-us” encaixa nas regras da escrita dos livros de Astérix e Obélix, em que os nomes dos gauleses terminam sempre com “-ix” e os nomes dos romanos acabam em “-us”.