Honest Greens

Alameda dos Oceanos, lote 2.11.01, Lisboa. De segunda a domingo, das 8h30 às 00h

Para quem acha que comida saudável não alimenta lá grande coisa: a cadeia Honest Greens acaba de galgar a fronteira e de abrir o primeiro restaurante em Lisboa. Missão prioritária? Mostrar que, além de saudáveis, estas receitas são capazes de saciar os mais exigentes. Mantendo os alimentos processados, os conservantes artificiais e os açúcares refinados longe da cozinha, as opções não são todas vegetarianas. Nas chamadas bowls (ou no prato), cada cliente pode misturar cereais, frutas, folhas e leguminosas a seu belo prazer ou então optar por receitas já feitas. Podem ainda completar a refeição com proteína animal. Escolhidos os ingredientes, tem um rol de 29 molhos à disposição. Da dieta paleo à gluten free, o menu vai a todas. O húmus e a batata doce assada são já clássicos da cozinha do Honest Greens, que por sinal está à vista de todos. Aos pratos principais, juntam-se as sobremesas e as opções de pequeno-almoço. Entre o açaí ao porridge de aveia e quinoa tricolor, vai difícil escolher. Até porque aqui, os olhos também comem e de que maneira. O preço médio por pessoa é de 15 euros.

© Divulgação

Tejo a Copo

Convento de São Francisco, Rua 31 de Janeiro, Santarém. Sábado, das 15h às 21h

Para quem conseguir arranjar alguém que lhe traga o carro de volta: a 80 quilómetros da capital, esta feira de vinhos é o pretexto ideal para uma escapadinha de fim de semana. O Convento de São Francisco, em Santarém, vai receber uma nova edição do Tejo a Copo, iniciativa da Comissão Vitivinícola Regional do Tejo que reúne 20 produtores da região. Aos vinhos, juntam-se os petiscos de dois restaurantes escalabitanos. Estão programadas ainda três Conversas Vínicas, momentos informais em torno de quatro rótulos (por sessão) e sob a orientação do sommelier Rodolfo Tristão. A entrada é livre, o copo de prova custa 3 euros e a participação nas conversas requer inscrição no local.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

© Facebook.com/tejoacopo

Fantas Porto

Teatro Rivoli, Rua do Bonjardim, 143, Porto. Até domingo

Para quem deixou a visita ao Fantas Porto para o fim: a edição que assinala 0s 40 anos do festival chega ao fim. Esta quinta-feira, o programa exibe quatro produções asiáticas. Na sexta-feira, o Fantas Porto recebe a antestreia mundial de “Guitarist”, filme filipino de ação e ficção científica. No sábado, destaque para o arrepiante “Welcome to the Circle” e para “Loop”, do brasileiro Bruno Bini, que será exibido na sessão de encerramento do festival, às 21h. Domingo, a agenda fica reservada aos filmes vencedores. Os bilhetes custam 5 euros.

© Loop/IMDb

Yoga Brunch

Heden, Terminal de Cruzeiros de Lisboa, Doca Jardim do Tabaco, Lisboa. Domingo, das 9h às 14h

Para quem não quer deixar o Dia da Mulher passar em claro: dentro do Terminal de Cruzeiros de Lisboa há um espaço de trabalho, mas também de convívio e relaxamento. No domingo, para assinalar o Dia Internacional da Mulher, a professora Rossana Ribeiro convida para uma manhã de yoga e comida saudável. A acompanhar os exercícios estará um brunch vegano e caseiro do A Li. As vagas são limitadas e o programa tem um custo de 30 euros por pessoa.

© Facebook.com/hedenlisboa

Supper Clubs no Rosa Et Al Townhouse

Rua do Rosário, 233, Porto. Domingo, das 20h às 23h

Para quem prefere jantares caseiros a marcar mesa num restaurante: a Rosa Et Al Townhouse, paragem obrigatória na invicta, apresentou uma programação de supper clubs, no mínimo, tentadora. Cada uma destas noites, que se repetirá nos primeiros dez dias de cada mês, será composta por cinco momentos de degustação inspirados pela dieta atlântica e com o foco em ingredientes orgânicos e produtos locais. Para acompanhar, os anfitriões garantem um pairing de vinhos portugueses ou cocktails de assinatura. O primeiro jantar privado acontece já no domingo, com a participação especial da Nieport e do projeto Camélia numa harmonização de vinhos e chás japoneses. O preço é de 50 euros por pessoa.

© Divulgação

Noir Clubbing

Rua António Patrício, 13B, Lisboa. Sexta-feira, das 23h às 4h

Para quem está farto de bater com o nariz na porta da Rua da Madalena: o  velho Club Noir mudou de poiso e de nome. Agora Noir Clubbing, o clássico da noite lisboeta prepara a grande noite de inauguração, já na nova morada, no bairro de Alvalade. Na noite de sexta-feira, a música vai estar a cargo do DJ Elfo e do DJ Exploding Boy. Sábado, há nova ronda, aí com DJ Elfo, Hex & Bakteria e Billy I-Doll. A entrada custa 3 euros.

© Facebook.com/ClubNoirLisboa

Capitão Fausto & Orquestra das Beiras

Campo Pequeno, Lisboa. Sábado, às 22h

Para quem, por enquanto, não se deixa intimidar por grandes ajuntamentos: os Capitão Fausto dispensam apresentações, mas vê-los a atuar ao lado da Orquestra Filarmónica das Beiras é uma experiência que aguça a curiosidade de qualquer um, seja ou não fã da banda lisboeta. A orquestra, essa sim, pede uma nota introdutória, pelo menos junto dos mais novos. Entre cordas, sopros e percussão, são 48 os músicos sob a batuta do maestro Martim Sousa Tavares. A plateia em pé pode já ter esgotado, mas ainda há bilhetes à venda para a bancada e para as galerias. Custam 25 e 17,50 euros, respetivamente.

© Facebook.com/capitaofausto

Hollywood Icons: Fábrica de Estrelas

Centro Português de Fotografia, Largo Amor de Perdição, Porto. De segunda-feira a domingo, das 10h às 19h

Para quem gosta de viajar no tempo: Charlie Chaplin, Marlene Dietrich, Clark Gable, Marlon Brando, Marilyn Monroe, Sophia Loren — ao longo de décadas, foram muitas as atrizes e atores eternizados pela fotografia feita dentro dos próprios estúdios de cinema. Alguns destes retratos fazem parte da mais recente exposição do Centro Português de Fotografia, “Hollywood Icons. A Fábrica de Estrelas”. Com mais de 160 imagens da Coleção John Kobal, a seleção representa o trabalho de cerca de 50 fotógrafos, que por terem permanecido nos bastidores da indústria, ou seja dentro dos estúdios, nunca se tornaram nomes sonantes da oitava arte. A exposição, que inaugura esta sexta-feira, fica patente até 7 de junho. O bilhete para adultos custa 6 euros e todas e parte das receitas de bilheteira revertem a favor da Casa do Artista.

© Fundação John Kobal/EUGENE ROBERT RICHEE

Sunday Brunch na Herdade dos Salgados

NAU Salgados Dunas Suites, Rua Boca da Alagoa, Albufeira. Domingos, das 12h às 15h30

Para domingueiros praticantes: o combo de brunch e spa do NAU Salgados Dunas Suites está de volta. Até 7 de junho, todos os domingos, este hotel de onde se avista o mar abre portas a um buffet que inclui bowls saudáveis, tostas de abacate com ovo, ovos e panquecas feitos ao vivo e a cores, tarteletes de frutas e ainda opções quentes como o Wellington de novilho com molho bearnês, uma novidade desta nova edição. A poucos passos de distância fica o Spa L14. Juntamente com o repasto, os clientes têm livre acesso a um circuito de águas, que inclui sauna, banho turco, jacuzzi, duche de contraste, zonas de relaxamento e piscina de hidromassagem. A experiência tem um custo de 23 euros por pessoa. Crianças entre os 3 e os 12 anos pagam 12 euros.

© VIRGILIO RODRIGUES

Eros Porto

Exponor, Leça da Palmeira. De quinta-feira a sábado, das 15h às 2h, e domingo, das 15h às 22h

Para quem procura um fim de semana para maiores de 18 anos: o Salão Erótico do Porto chega à 13ª edição. Durante o fim de semana, portuenses e forasteiros deixam os pudores e preconceitos à porta da Exponor, num evento dividido em três níveis — inocente, marota e perversa. Dos brinquedos sexuais aos novos desafios sexuais, o Eros Porto também é um evento pedagógico e terá um consultório sexológico com especialistas para esclarecer todas as dúvidas. O programa inclui massagens eróticas, cinema para adultos e os mais variados espetáculos, incluindo os shows de sexo ao vivo. A convidada especial desta edição é a atriz pornográfica e ativista Silvia Rubi. O bilhete diário custa 15 euros.

© Divulgação

“Nunca mais é sábado” é uma rubrica que reúne as melhores sugestões para aproveitar o fim de semana.