Com os portugueses em boa parte recolhidos em casa, devido à propagação da doença Covid-19, a forma de ver concertos ou peças de teatro alterou-se: agora, o consumo é via internet. Há já festivais de música a decorrer com concertos via Instagram, a partir das casas dos músicos, e também no teatro começam a multiplicar-se as iniciativas que visam oferecer aos espetadores a possibilidade de assistir a peças online e à distância, já que as salas foram encerradas.

Primeiro foi o grupo Teatro Aberto, que anunciou que iria disponibilizar gratuitamente peças de teatro anteriormente apresentadas, que foram devidamente gravadas, em streaming. A primeira, “A Mentira”, já pode ser vista no site da companhia teatral. Agora é o Teatro Nacional D. Maria II que avança com uma proposta semelhante: chama-lhe “D. Maria II em Casa”.

O objetivo é “incentivar os portugueses a incluírem o teatro nas suas novas rotinas”, lê-se em comunicado enviado ao Observador. Todas as sextas-feiras e sábados, às 21h, “o Teatro estreia um espetáculo online”, que ficará disponível “até ao final da iniciativa D. Maria II”. Este “D. Maria II em Casa” manter-se-á pelo menos até meados de abril.

As peças de teatro que serão disponibilizadas gratuitamente em vídeo no site do D. Maria II são “produções ou coproduções” antigas do teatro público lisboeta, “que estrearam nos últimos anos e que agora, pela primeira vez, podem ser vistas em casa”, refere ainda o comunicado.

A primeira peça de teatro a que será possível assistir online é “Montanha Russa”, de Inês Barahona e Miguel Fragata — poderá ser vista a partir de este sábado, às 21h, na Sala Online do D. Maria II. O calendário com os espetáculos seguintes que serão disponibilizados para streaming será revelado “em breve”, garante o Teatro Nacional D. Maria II, que estará encerrado pelo menos até 6 de abril.