A Mazda surgiu em 1920, ainda que na época enquanto Toyo Cork Kogyo. Onze anos depois trocou a fabricação de ferramentas por veículos, apresentando o primeiro motociclo com emblema Mazda (o Mazda-Go, um triciclo com características comerciais), para o primeiro automóvel surgir apenas em 1960. Hoje, passados 100 anos sobre os primeiros passos da empresa nipónica, uma série especial 100º Aniversário marca o momento. Abrangendo todos os modelos da gama, dos SUV aos descapotáveis, a série especial caracteriza-se por uma decoração específica, em que a carroçaria surge pintada na cor Snowflake White Pearlescent, enquanto o habitáculo exibe bancos revestidos a pele bordeaux, cor que também é utilizada nos tapetes.

Mazda aponta ao futuro com olho no passado

O primeiro automóvel com emblema Mazda foi o pequeno R360, de 1960, modelo de dimensões muito acanhadas, integrado numa categoria muito popular no Japão, a dos denominados Kei Car. Face à concorrência, o R360 impôs-se ao optar por um motor a quatro tempos, ao contrário das unidades a dois tempos dos rivais, com vantagens em termos de fumo e consumos. A Mazda continua a investir em soluções inovadoras que a diferenciem dos outros construtores, com motores rotativos num passado recente (tecnologia a que promete regressar em breve, como motor/gerador) e hoje com o Skyactiv-X, um motor a gasolina que, em algumas condições, funciona como se fosse a gasóleo, com as vantagens inerentes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

7 fotos

A série especial 100º Aniversário, que esteve prevista ser apresentada no Salão de Genebra (agendado para os primeiros dias de Março e anulado devido ao coronavírus), distingue-se ainda por exibir o badge 1920-2020, bem como o emblema 100th Anniversary no centro das jantes em liga-leve, idêntico ao que surge gravado no encosto de cabeça dos assentos.

A série especial 100º Aniversário foi apresentada esta semana no Japão e pode ser pré-reservada em toda a gama, do Mazda 2 ao CX-8, passando pelos MX-5 e MX-5 RF, estando disponível até Março de 2021. Em Portugal, esta série é exclusiva para os modelos CX-30, 3 e MX-5, que se podem encomendar através da rede de concessionários.