Uma bebé com 29 dias de vida, internada há quatro dias no serviço de doenças infecciosas do Hospital de Dona Estefânia, é a bebé mais jovem com Covid-19 que o hospital já tratou.

A mãe da bebé, Tatiana, falou em exclusivo com a SIC e contou que em casa, tanto o pai como a avó da criança estavam infetados com Covid-19. E assim que a bebé, na altura com 26 dias, começou com tosse e febre, foi levada às urgências. A criança recupera agora de uma septicemia que chegou a deixar a equipa médica preocupada.

“A mãe trouxe a bebé à Estefânia assim que ela teve um primeiro pico de febre. E quando um recém-nascido tem febre alta, é sempre um sinal de alarme”, explicou a médica Maria João Brito, diretora do serviço de infecciologia do hospital. Contudo, de acordo com a profissional de saúde, a criança já está a recuperar.

Além desta bebé, no Hospital de Dona Estefânia, em Lisboa, estão atualmente internadas mais cinco crianças. Desde o início da pandemia, já por lá passaram 27 crianças. Atualmente, só os casos mais graves é que são internados. Os restantes estão em casa e são acompanhados diariamente pela equipa de infecciosas do hospital.

Segundo os últimos dados divulgados pela Direção-Geral da Saúde, na faixa etária até aos nove anos há 304 crianças infetadas. Na faixa etária dos 10 aos 19 anos, o número de casos confirmados de Covid-19 sobe para os 470.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR