Com o término do Estado de Emergência, e o consequente retorno progressivo à normalidade, prevê-se um aumento gradual na procura dos transportes públicos, pelo que a STCP – Sociedade de Transportes Coletivos do Porto irá reforçar significativamente a oferta nos autocarros.

Passa assim a vigorar, até agosto, o denominado horário “Férias Escolares”, que traduz uma oferta superior a 95% das viagens normais aos dias úteis, e retoma a oferta total dos horários de sábados, domingos e feriados. Das 70 linhas da STCP em modo autocarro, 33 voltam já ao horário “Normal” e somente 37 adotam o horário de “Férias Escolares”.

Com a adoção desta medida, a operadora de transportes acredita ser possível “respeitar as orientações no que respeita à lotação máxima de segurança em cada viagem, bem como assegurar uma menor probabilidade de exposição ao novo coronavírus por parte de passageiros e motoristas”, refere em comunicado.

No que toca à venda de bilhetes a bordo e à validação dos títulos, de acordo com as indicações da AMP – Área Metropolitana do Porto, ambas serão retomadas no dia 4 de maio. Isto significa que, a partir de segunda-feira, também o acesso às viaturas voltará a ser realizado pela porta da frente, junto ao motorista que estará de viseira, máscara e com gel desinfetante. A empresa alerta que “os lugares mais próximos do motorista também não poderão ser utilizados pelos clientes e estarão devidamente assinalados”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Metro do Porto vai vender máscaras, álcool em gel e luvas descartáveis a partir de segunda-feira

Com a obrigatoriedade das validações, a STCP recorda que os títulos Andante podem ser carregados, como habitualmente, nas caixas multibanco (só assinaturas), na rede Payshop (também reaberta) ou nas máquinas e lojas Andante.

Tal como no metro, é também aconselhada a utilização da aplicação ANDA, pois permite a não existência de qualquer de contacto com equipamentos ou eventual concentração de pessoas em filas de espera. “A venda de bilhetes a bordo será realizada a dinheiro, mas unicamente com valores certos, não havendo lugar a trocos. Cada bilhete adquirido a bordo tem o custo de dis euros e é válido apenas para a viagem em que é adquirido.”

Uma das novas regras é a utilização de máscaras cirúrgicas, que deverá ser respeitada por todos os passageiros no acesso aos autocarros.

“A STCP acordou com os municípios onde opera – Porto, Gaia, Gondomar, Maia, Matosinhos e Valongo (sendo exclusiva essa operação no Porto) – cooperar na manutenção de ordem pública, com o auxílio das polícias municipais, com o intuito de se evitar a sobrelotação dos autocarros ou o não cumprimento, por parte dos passageiros, das regras que agora regressam.”

A empresa garante ainda que “irá manter as ações de higienização e desinfeção das viaturas, ao longo do dia, de modo a reduzir potenciais riscos de contaminação”.