Cerca de duas semanas depois da polémica sobre as celebrações de Abril, novas diretrizes. Se a 21 de abril o presidente da Assembleia da República rejeitava a hipótese da presença de máscaras no hemiciclo com um comentário irónico que criou polémica (“Então nós íamos mascarados para o 25 de Abril?”), ao primeiro dia de desconfinamento mudou de discurso e determinou a partir desta segunda-feira que será obrigatório o uso de máscara para quem quiser entrar, circular ou permanecer no Parlamento.

Esta terça-feira foi o primeiro dia depois destas novas ordens. Houve diversas comissões parlamentares a diversos ministros e secretários de Estado, mas também ao Chefe do Estado-Maior do Exército. Todos de máscara, incluindo deputados.

Estas comissões foram também noutros locais da Assembleia da República porque nas habituais salas onde decorrem estes trabalhos não é possível respeitar as distâncias recomendadas pelas autoridades.

As máscaras eram só tiradas quando alguns ministros e deputados tomavam da palavra embora muitos se esquecessem que tinham aquele equipamento e levassem as mãos à cara, sendo que uma das principais medidas para conter o vírus é não mexer na boca, nariz e olhos mesmo tendo a máscara posta.

Ferro não quis “mascarados” no 25 de Abril. Agora, determina uso obrigatório de máscara na Assembleia

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR