O FC Porto teve o primeiro caso positivo de Covid-19 num jogador do plantel, segundo o Record (conteúdo fechado a assinantes). O atleta em causa, que não é nomeado, encontra-se a cumprir um período de isolamento.

David Tavares, do Benfica, positivo. Liga com 11 casos já conhecidos. Trio portista contra Código de Conduta

De acordo com a publicação, o caso, que como todos os outros até ao momento na Primeira Liga não apresentava qualquer sintoma, foi reportado à DGS mas ficou circunscrito ao Olival. Razões? Manter a confidencialidade do nome por respeito ao envolvido e “blindar” o grupo que nos últimos dias tinha sido confrontado com uma série de rumores que davam conta de outros testes positivos, incluindo em jogadores que tinham dado negativo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No entanto, à hora de almoço, o Jogo avançou com uma informação contrária: de acordo com o jornal, os mais de 200 testes de diagnóstico feitos a jogadores do plantel principal, equipa técnica, staff e familiares não detetaram qualquer caso positivo, contrariando assim a informação avançada pela edição impressa do Record.

O parecer da DGS para o regresso do futebol: Código de Conduta para todos, resultados negativos e testes antes do jogos

De acrescentar que, antes e depois dos testes, a estrutura dos azuis e brancos já tinha passado uma mensagem de tranquilidade e total confiança a todos os jogadores, algo que ficou reforçado na passada segunda-feira com a conversa que Adalberto Campos Fernandes, perito do Comissão da Federação para a Covid-19, antigo ministro e especialista em Saúde Pública, manteve com os capitães de equipa, incluindo Danilo Pereira, que tinha sido um dos contestatários aos pontos 1 e 2 do parecer da DGS para o regresso do futebol a par de Zé Luís e Soares.

E tudo Adalberto esclareceu: capitães da Primeira Liga tiraram dúvidas sobre parecer da DGS e Código de Conduta

Desta forma, continuam a ser apenas 12 os casos positivos confirmados de Covid-19 encontrados entre estruturas da Primeira Liga nesta primeira fase de testagem massiva (um valor que já era previsto pelos responsáveis desportivos e da saúde, acrescente-se): David Tavares, do Benfica; quatro jogadores e dois elementos do staff do Famalicão (sendo que apenas um atleta continua ainda positivo); três jogadores do V. Guimarães; um jogador do Moreirense; e Sithole, médio dos Sub-23 do Belenenses SAD que trabalhava com a equipa A.

Campeonato já tem data para começar: 4 de junho. Dez jornadas deverão ser realizadas em sete semanas

Além desses casos positivos, já foi encontrado pelo menos um caso de um jogador do Sporting com “provável imunidade adquirida” nos testes serológicos realizados. Ou seja, e à semelhança do que tem acontecido (e muito) em Espanha, trata-se de um atleta que esteve em contacto com o vírus sem saber e que já criou anticorpos.

Artigo atualizado após a informação do jornal O Jogo de que os mais de 200 testes de diagnóstico feitos a jogadores do plantel principal, equipa técnica, staff e familiares não tinham detetado qualquer caso positivo