Oito distritos de Portugal continental vão estar sob aviso amarelo na terça e na quarta-feira devido à previsão de tempo quente, informou esta segunda-feira o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa e Setúbal vão estar sob aviso amarelo entre as 9h de terça-feira e as 21h de quarta-feira devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima.
O IPMA colocou também a costa sul da Madeira sob aviso laranja até às 21h desta segunda-feira devido ao tempo quente, passando depois a aviso amarelo. A Madeira e o Porto Santo vão estar sob aviso amarelo até às 21h de terça-feira por causa do tempo quente.
O aviso laranja indica situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
O IPMA prevê também para esta segunda-feira para todos os distritos de Portugal continental e arquipélago da Madeira para os próximos dias, um risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV).
Para as regiões com risco extremo, o IPMA recomenda que se evite o mais possível a exposição ao sol e nos níveis elevados aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, “t-shirt”, guarda-sol, protetor solar e evitar a exposição das crianças ao sol.
O cálculo é feito com base nos valores observados às 13h de cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.
Segundo o IPMA, as temperaturas em Portugal continental vão continuar acima do normal para o mês de maio até terça-feira, com a máxima a variar entre 30 e 35 graus Celsius nas regiões do interior, e entre 22 e 30 no restante território.