O índice de preços das propriedades comerciais (IPPCom) registou um aumento de 1,9% em 2019, menos três pontos percentuais que no ano anterior, revelou esta quarta-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).

O mercado das propriedades comerciais “continuou [em 2019] a evidenciar um crescimento dos preços de transação”, tendo o índice de preços das propriedades comerciais evidenciado um aumento de 1,9%, refere o INE em comunicado. Lembra, no entanto, que a subida observada foi inferior em três pontos percentuais à verificada em 2018 (1,6%) e que interrompeu “um período de dois anos consecutivos de aceleração dos preços”.

O INE referiu ainda que, em 2019, à semelhança do que sucedeu nos últimos três anos, os preços das propriedades comerciais cresceram a um ritmo inferior ao observado no mercado das propriedades residenciais (9,6%).

Ainda que se tenha também observado uma desaceleração nos preços das propriedades residenciais no último ano (-0,7 pontos percentuais [p.p.]), o INE esclarece que a diferença entre as taxas de crescimento dos dois indicadores aumentou de 5,4 p.p., em 2018, para 7,7 p.p. em 2019.

O Índice de Preços das Propriedades Comerciais (IPPCom) tem como principal objetivo medir a evolução dos preços das propriedades comerciais transacionadas no território nacional, sendo que a taxa de variação média que foi de 1,9% em 2019, compara o índice médio desse ano com o do ano imediatamente anterior (2018).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR