O novo presidente da Comissão Política Distrital de Viana do Castelo do PSD, Olegário Gonçalves, disse este sábado querer começar a trabalhar “o mais rápido possível” para “unir” o partido e “ganhar mais câmaras” nas próximas eleições autárquicas.

“A data para a tomada de posse da nova distrital do PSD vai ser articulada com os órgãos nacionais, mas queremos que seja o mais rápido possível para começar a trabalhar na união do partido na região e para ganhar, ganhar e ganhar nas próximas eleições autárquicas”, afirmou à Lusa o também vereador na Câmara de Arcos de Valdevez, que liderou a única lista que concorreu à liderança da estrutura partidária.

Olegário Gonçalves, de 51 anos de idade, substitui no cargo Carlos Morais Vieira, que não se recandidatou à liderança por ter atingido o limite de mandatos para aquele órgão.

Nas eleições realizadas hoje, entre as 14:00 e as 20:00, para a distrital de Viana do Castelo do PSD, dos 1.262 militantes em condições de votar exercerem o seu direito de voto 601, sendo que 543 votaram na única lista que concorreu ao ato eleitoral. Registaram-se ainda 51 votos em branco e sete nulos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Após tomar posse irei reunir-me com todas as concelhias do partido e, nos dois concelhos do distrito de Viana do Castelo onde não existem concelhias, Paredes de Coura e Melgaço, irei convocar eleições. Queremos apresentar candidatos às eleições autárquicas do próximo ano em todos os concelhos da região”, reforçou.

A lista encabeçada por Olegário Gonçalves foi a única a dar entrada até às 24:00 de quarta-feira, prazo definido para a entrega de candidaturas às eleições para os órgãos distritais.

Com o lema “Pela união do distrito de Viana do Castelo”, a lista integrava os nomes dos três deputados do PSD na Assembleia da República eleitos pelo círculo de Viana do Castelo.

Eduardo Teixeira, que é também presidente da concelhia de Viana do Castelo, é o nome escolhido para a liderança da Mesa da Assembleia Distrital.

Eduardo Teixeira já liderou a distrital do PSD, durante seis anos, mas em 2014, por ter atingido o limite de mandatos para aquele órgão, não pôde concorrer.

Já Jorge Mendes, ex-autarca em Valença ficará com a pasta da auditoria financeira e Emília Cerqueira com o conselho de jurisdição.

A concorrer, pela primeira vez, à liderança da distrital social-democrata, Olegário Gonçalves apontou que o objetivo da sua candidatura “é unir e pacificar o partido no distrito de Viana do Castelo, manter as atuais quatro câmaras lideradas pelo PSD (Monção, Valença, Arcos de Valdevez e Ponte da Barca) e aumentar esse número, se possível”.

Na Câmara de Arcos de Valdevez há sete anos, Olegário Gonçalves é atualmente vereador com os pelouros da Proteção Civil, Gestão de Espaços Verdes e Energia, Mercados e Feiras, Conservação de Equipamentos e Viaturas Municipais, Conservação da Rede Viária e Trânsito, e Animação Cultural e Recreativa.