Os comentários que J. K. Rowling fez no início do mês de junho sobre transexualidade continuam a dar que falar. Agora é notícia que uma livraria no estado norte-americano do Missouri decidiu retirar das prateleiras todos os livros da saga Harry Potter, a mesma que popularizou a autora britânica.

J.K. Rowling criticada por causa de tweets sobre “pessoas que menstruam”: “Não havia uma palavra para isso? Mulheres?”

Segundo o comunicado divulgado pelo responsável do negócio, citado pelo espanhol ABC, à autora foi dado o benefício da dúvida e a possibilidade de tornar mais clara a sua posição, no entanto, “os comentários públicos de Rowling sobre as pessoas transgénero, em particular sobre as mulheres transgénero, são atrozes, ofensivos e deliberadamente ignorantes”. A escritora é ainda acusada de usar uma plataforma de alcance mundial como o Twitter para dar lugar ao “fanatismo” que fica assim mais “perigoso”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Como pessoa trans, estou pessoalmente desapontado, magoado e chateado. Eu adorei estes livros. Ainda adoro as histórias e os personagens, mas agora ficou contaminado o que para a nossa família e para a nossa loja foi uma experiência maravilhosa. Ela tornou isso feio ao desumanizar e desvalorizar a minha pessoa, os meus amigos e os meus colegas de trabalho “, escreveu Jarek Steele, responsável pela livraria.

A polémica publicação de Rowling foi feita a 6 de junho, quando a autora chamou a atenção para a expressão “pessoas com menstruação” referida num artigo de opinião e comentou: “Tenho a certeza que costumava haver um nome para essas pessoas. Alguém que me ajude. Wumben? Wimpund? Woomud?“, palavras próximas de “women” — “mulheres” em português.

O assunto parece estar longe do fim e envolve agora o escritor norte-americano Stephen King, isto porque Rowling eliminou um tweet onde elogiava e apoiava King, depois deste ter respondido a um fã afirmando que “as mulheres trans são mulheres”, um comentário de apoio à comunidade LGBT.