A taxa de juro de referência de Moçambique a vigorar no mês de julho vai descer de 16,9% para 16,7%, a terceira queda consecutiva, anunciaram esta quarta-feira a associação de bancos e o banco central.

O corte de 20 pontos base (pb) na prime rate acontece depois de uma descida de 100 pb em junho, numa altura em que os empresários pedem cada vez mais apoios e alívio no custo do dinheiro devido ao impacto da Covid-19.

Desde abril, a taxa já recuou 170 pontos base (de 18,4% para 16,7%).

A criação da prime rate foi acordada entre o banco central e a Associação Moçambicana de Bancos (AMB) para eliminar a proliferação de taxas de referência no custo do dinheiro.

O objetivo é que todas as operações de crédito sejam baseadas numa taxa única, “acrescida de uma margem (spread), que será adicionada ou subtraída à prime rate mediante a análise de risco” de cada contrato, explicam os promotores.

Moçambique regista um total de 903 casos positivos, seis óbitos e 248 pessoas recuperadas, segundo as últimas atualizações do Ministério da Saúde.

A pandemia de Covid-19 já provocou mais de 511 mil mortos e infetou mais de 10,5 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR