A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem, de 49 anos, suspeito de ter ateado no domingo um incêndio numa casa devoluta em Vila Verde, no distrito de Braga, anunciou esta quarta-feira aquela força policial.

Em comunicado, a PJ de Braga explica que o homem, detido na terça-feira, “terá atuado num quadro de vingança, potenciado pelo consumo de bebidas alcoólicas”.

Segundo o texto, o detido, desempregado, “através de chama direta, ateou fogo ao interior de uma casa devoluta inserida numa propriedade privada, que se encontrava próxima de um aglomerado de habitações”. O fogo, “dada a rápida intervenção de populares residentes no local (…), apenas atingiu uma pequena área da casa”.

No texto, a PJ salienta que o fogo, “porém, criou sério risco de propagação aos diversos materiais ali depositados, como madeiras e fardos de palha, criando um enorme risco potencial, alimentado pela carga combustível existente na área envolvente, traduzindo-se assim num elevado perigo concreto para os residentes na zona, bem como para as habitações circundantes”.

A PJ explica que as diligências subsequentes “permitiram a recolha e consolidação de substanciais elementos de prova, que conduziram à detenção fora de flagrante delito” do suspeito.

O detido vai ser presente às autoridades judiciárias competentes para interrogatório judicial e aplicação de medidas de coação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR