790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Boletim DGS. Mais 691 casos e três óbitos no dia em que o número de novos recuperados duplicou

Este artigo tem mais de 3 anos

De um modo geral houve menos novos casos e menos novos internados. O número de mortes foi igual ao do dia anterior e Lisboa e Vale do Tejo continua a ser a zona do país mais afetada pela pandemia.

A taxa de mortalidade da Covid-19 em Portugal mantém uma trajetória descendente, passando de 2,86% para 2,71% num dia.
i

A taxa de mortalidade da Covid-19 em Portugal mantém uma trajetória descendente, passando de 2,86% para 2,71% num dia.

JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR

A taxa de mortalidade da Covid-19 em Portugal mantém uma trajetória descendente, passando de 2,86% para 2,71% num dia.

JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR

Os novos números avançados pelo boletim epidemiológico da Direção-Geral de Saúde (DGS) dão conta de que nas últimas 24 horas se registaram três mortes e 691 novos casos de Covid-19, uma redução de 13,8% face aos dados anteriores (na quarta-feira foram anunciados 802 contágios confirmados). Portugal passa assim a contabilizar 71156 casos positivos de infeção e 1931 óbitos desde o início da pandemia.

Os valores mostram uma diminuição dos novos casos (o número de mortes manteve-se) mas há mais notícias positivas: o número de novos recuperados mais do que duplicou, passando de apenas 175 para 386, por exemplo. O boletim desta quinta-feira dá ainda conta de 588 pessoas internadas devido à Covid-19 — mais 17 do que ontem — e 85 doentes em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI) –, mais oito relativamente à passada quarta-feira. De assinalar que esta é a primeira vez em dois dias que os número de novos internamentos baixa além dos 20 (na quarta-feira assinalaram-se 25 e na terça 28).

Do ponto de vista da distribuição geográfica convém assinalar que a zona de Lisboa e Vale do Tejo mantém-se como a mais susceptível a novas infeções, registando 321 novos casos, 46% de todos os que foram identificados ao longo do período de 24 horas. Enquanto isso, no Norte registaram-se mais 267 casos, na região Centro mais 73, no Alentejo mais 11 e no Algarve 16. A Madeira contabilizou mais um caso e os Açores mais dois. Dos três óbitos assinalados, dois foram registados na região de Lisboa e Vale do Tejo (LVT) e um outro na zona Centro — ontem tinham sido registadas seis mortes em LVT e uma na zona Norte.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No que diz respeito ao perfil das vítimas mortais continua a comprovar-se que os mais idosos são quem está mais em risco: as três vítimas tinham todas mais de 60 anos (duas mulheres e um homem, uma das vítimas do sexo feminino estava entre os 60 e os 69 anos e os outros dois tinham mais de 80). O ponto positivo a extrair também do boletim desta quinta é o facto de que a taxa de mortalidade da Covid-19 em Portugal aparenta continuar a descer, tendência que já se verifica há vários meses. Hoje ficou-se pelos 2,71% e ontem, por exemplo, estava nos 2,86%.

Finalmente, em termos das faixas etárias, de registar que a maioria dos novos positivos verificaram-se na faixa etária dos 40 aos 49 anos, com uma incidência ligeiramente maior nas mulheres (67 novos casos em comparação com os 60 dos homens, um total de 127). A segunda “fatia” etária mais afetada é a dos 50 aos 59 anos, (103 no total) seguida da dos 20 aos 29 (94 no total) e da dos 30 aos 39 (93 no total).

Dado o momento atual em que milhares de crianças têm retomado as aulas presenciais, é de assinalar que as faixas etárias dos 0 aos 9 e dos 10 aos 19 são das que têm menos casos novos ( 98, no total conjunto). Só as tranches dos 70 aos 79 e dos maiores de 80 é que ficam ligeiramente mais a baixo, com um total conjunto de 97 novos casos.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora