O IPMA prevê para esta sexta-feira possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos na região Norte até ao final da manhã, vento fraco a moderado de norte/noroeste, sendo por vezes forte na faixa costeira ocidental e moderado a forte nas terras altas, por vezes com rajadas até 80 quilómetros por hora. Está ainda prevista uma pequena descida de temperatura.

Durante o fim-de-semana, a possibilidade precipitação mantém-se, com maior incidência no litoral Norte no sábado e no litoral Norte e Centro domingo de manhã.

Os termómetros vão oscilar entre entre os 7 graus Celsius (na Guarda e em Bragança) e os 17 (em Faro) e os 14 (na Guarda) e os 27 (em Faro).

A previsão aponta também para períodos de céu muito nublado, apresentando-se em geral pouco nublado na região Sul, diminuindo de nebulosidade a partir da tarde.

Apesar disso, os concelhos de São Brás de Alportel e Tavira, no distrito de Faro, apresentam esta sexta-feira risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou também os concelhos de Vila do Bispo, Aljezur, Lagos, Monchique, Portimão, Loulé, Alcoutim, Castro Marim, Vila Real de Santo António (em Faro) e Mirandela (Bragança) em risco muito elevado de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo. Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.