A Câmara Municipal de Lamego anunciou esta segunda-feira que vai investir quatro milhões de euros na criação da “maior zona verde pública” da cidade, uma área superior a sete hectares.

“A Câmara Municipal de Lamego vai investir quatro milhões de euros para criar em breve a maior zona verde pública da cidade, numa área superior a sete hectares, um investimento fundamental para melhorar a qualidade de vida dos lamecenses e conciliar as vertentes do desporto, do lazer e da educação ambiental”, anuncia o município. Num comunicado de imprensa, a Câmara diz que “a área onde será criado o futuro Parque Urbano de Lamego é constituída por um conjunto de terrenos que estão neste momento abandonados e desqualificados nas margens da ribeira do Coura, unidos ao meio pela Praça Dr. Fernando Amaral”.

A criação do Parque Urbano de Lamego contempla, segundo a nota de imprensa, a construção de “diversas infraestruturas públicas que vão constituir um fator agregador de várias gerações de lamecenses”.

“O projeto prevê a criação de pistas pedonais/ cicláveis, um parque infantil, um anfiteatro ao ar livre, hortas urbanas, um parque de skate, dois polidesportivos, uma bancada para espetáculos e um circuito sénior com aparelhos adaptáveis à terceira idade”, enumera.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O “novo pulmão verde” do município contará ainda com dois parques de estacionamento, de 62 e 47 lugares, e instalações sanitárias, assim como novas pontes pedonais para ligar as margens da ribeira do Coura, para além da requalificação da ponte existente.

Segundo o comunicado, “o contrato da empreitada entre o Município de Lamego e a firma ‘Floponor’, que a vai executar, já foi assinado, prevendo-se que as obras comecem no terreno até ao final do ano”.

A proximidade do futuro parque urbano ao centro da cidade faz com que o Município de Lamego considere prioritária a qualificação desta imensa área no sentido de promover a correta articulação urbana entre estes espaços, com o objetivo de potenciar o usufruto do espaço público e a satisfação dos visitantes e dos moradores, defende a autarquia.

A criação do Parque Urbano de Lamego é “um investimento municipal que ascende 3.979.244,22 Euro (+ IVA), executado no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), cofinanciado em 85% pelo FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional).