A Proteção Civil anunciou esta segunda-feira que vai colocar às 00h00 de terça-feira em estado de alerta especial laranja oito distritos do centro e norte do país devido à chuva “forte e persistente” e ao vento.

Lisboa, Santarém, Setúbal, Portalegre, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra e Porto são oito distritos que vão estar em alerta laranja (o segundo mais grave da escala) entre as 00h00 de terça-feira e as 23h59 de quarta-feira, precisou Alexandre Panda, ajunto de operações da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em conferência de imprensa.

Atualmente todo o território nacional está em estado de alerta amarelo devido ao mau tempo, mas as condições meteorológicas vão agravar-se a partir do início da tarde de hoje.

No sistema de proteção civil o estado de alerta especial laranja significa que o grau de risco é elevado, sendo expectável uma situação de perigo com condições para a ocorrência de fenómenos invulgares que podem causar danos a pessoas e bens, colocando em causa a sua segurança.

Alexandre Panda alertou também para a possibilidade de inundações, cheias rápidas e quedas de árvores e infraestruturas.