A Câmara Municipal de Matosinhos vai custear a administração da vacina da gripe aos idosos nas farmácias, medida que visa complementar a oferta existente nos centros de saúde, adiantou esta terça-feira.

Em comunicado, a autarquia, do distrito do Porto, explicou ter aprovado esta terça-feira, em reunião do executivo municipal, um protocolo com a Associação Dignitude, responsável pelo desenvolvimento, operacionalização e gestão do Programa ABEM: Rede Solidária do Medicamento, para disponibilizar a vacina da gripe aos idosos do concelho que, pelas mais diversas razões, tenham dificuldade em deslocar-se aos centros de saúde. No âmbito deste protocolo, a câmara assume o encargo de 2,25 euros por cada administração da vacina nas farmácias aos idosos, referiu.

“Com esta medida queremos agilizar o mais possível todo o processo de imunização dos nossos cerca de 30 mil idosos. E queremos fazê-lo de forma a que todo este processo não implique um esforço adicional para uma população que tem sido tão penalizada nos últimos tempos”, sublinhou a presidente da câmara, Luísa Salgueiro, citada na nota.

A autarca entendeu ainda que quanto maior for a taxa de vacinação, menor é a prevalência de surtos gripais, traduzindo-se num “muito ansiado” alívio dos serviços de urgência. Apesar de financiar a administração da vacina nas farmácias, a autarquia vincou que esta deverá ser feita, preferencialmente, nos centros de saúde, uma vez que os idosos farão uma consulta de acompanhamento aquando da imunização.

A segunda fase de vacinação da gripe arrancou segunda-feira, tendo os idosos de dirigir-se diretamente aos seus centros de saúde ou, em alternativa, proceder ao agendamento via contacto telefónico, vincou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR