790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Número de internados em UCI baixa após duas semanas a subir

Este artigo tem mais de 3 anos

O boletim da DGS mostra que o número de internados em situação mais grave estabilizou (e até desceu ligeiramente) após duas semanas de uma subida que preocupa as autoridades de saúde.

epa08839156 A health worker takes a swab sample for an antigen covid-19 test at a health center in Badalona, Barcelona, Spain, 24 November 2020. According to authorities, the number of coronavirus cases in Catalunia continue to drop, although measures are still being carried out to avoid new cases.  EPA/MARTA PEREZ
i

Já morreram mais de 4 mil pessoas de Covid-19 em Portugal

MARTA PEREZ/EPA

Já morreram mais de 4 mil pessoas de Covid-19 em Portugal

MARTA PEREZ/EPA

Ao fim de duas semanas a subir consecutivamente, o número de pessoas internadas em cuidados intensivos em Portugal com Covid-19 baixou esta quinta-feira para 516, de acordo com o boletim divulgado pela Direção-Geral da Saúde — um ligeiro alívio para as autoridades de saúde numa altura em que a possibilidade de esgotar a capacidade de internamento nos hospitais portugueses é uma das principais preocupações das levantadas pela segunda vaga da pandemia.

O boletim desta quinta-feira dá conta de 6.383 novos casos diagnosticados nas últimas 24 horas, período em que morreram 82 pessoas vítimas da Covid-19 e 4.588 doentes recuperaram da doença. O número de novos casos segue uma tendência que tem sido verificada noutros dias desta semana — são menos do que nos dias correspondentes na semana passada. (No final de outubro, o epidemiologista Manuel Carmo Gomes, um dos conselheiros do Governo para as questões da pandemia, dizia que o pico desta segunda vaga podia ser atingido entre os dias 20 e 25 de novembro.)

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Atualmente, há 82.241 casos de Covid-19 ativos em Portugal. Desde o início da pandemia, foram diagnosticados 280.394 casos. A esmagadora maioria (69%) já recuperaram da infeção, enquanto 4.209 pessoas (1,5%) morreram.

Os números mais positivos vêm no segmento do boletim dedicado aos internamentos. Há agora 3.192 pessoas internadas em enfermarias com Covid-19 (menos 59 do que na quarta-feira) e 516 em Unidades de Cuidados Intensivos (menos uma do que na quarta). O número de internados em cuidados intensivos vinha subindo consecutivamente desde o dia 14 de novembro. Esta quinta-feira foi o primeiro dia em que esta tendência se inverteu.

A região Norte continua a ser a mais afetada pela difusão do vírus. Nas últimas 24 horas, mais de metade dos casos diagnosticados e das mortes ocorridas verificaram-se naquela região. 3.414 casos e 43 mortes ocorreram na região Norte; 1.782 casos e 26 mortes ocorreram na região de Lisboa e Vale do Tejo; 964 casos e 6 mortes ocorreram na região Centro; 87 casos e 4 mortes ocorreram no Alentejo; 85 casos e 1 morte no Algarve; 35 casos e 2 mortes nos Açores; 16 casos na Madeira. Não se verificavam mortes nos Açores desde o mês de maio.

Das 82 vítimas mortais, 50 tinham mais de 80 anos de idade e 25 tinham entre 70 e 79 anos. Quatro vítimas tinham entre 60 e 69 anos, uma tinha entre 50 e 59 anos e duas tinham entre 40 e 49 anos de idade.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora