Tem acesso livre a todos os artigos do Observador por ser nosso assinante.

As regras para esta segunda-feira (e para o próximo dia 7) têm diferenças em relação ao restante período abrangido pelo decreto que regulamenta a aplicação do estado de emergência.

O dia será desde logo mais desafiante para alguns pais, porque as escolas e creches estão encerradas esta segunda-feira. Os funcionários públicos têm tolerância de ponto nestas duas pontes entre fins de semana e feriados, mas nos privados vai depender de cada empresa — embora o Governo tenha recomendado aos privados para fazerem o mesmo, várias associações empresariais mostraram resistência à ideia.

Quem estiver a pensar aproveitar esta segunda-feira para comprar as prendas de Natal terá de ter em atenção que os estabelecimentos comerciais têm restrições a partir das 15h nos municípios de risco “muito elevado” e “extremamente elevado” (o terceiro e quarto níveis de gravidade).

Em todos esses concelhos (a lista está mais abaixo), “são suspensas as atividades em estabelecimentos de comércio a retalho e de prestação de serviços” a partir das 15h (tal como no próximo dia 7). Mas há exceções:

Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.