O Euro NCAP, o organismo responsável pela análise do nível de segurança com que os veículos comercializados na Europa protegem os seus ocupantes, em caso de acidente grave, divulgou as conclusões sobre os sete últimos veículos que submeteu aos rigorosos testes. Os modelos em causa não podiam ser mais variados, pois incluem desde veículos pequenos e acessíveis, como o Hyundai i10, a SUV e pick-ups pesados e de grandes dimensões, como o Land Rover Defender 110 e a Isuzo D-Max, passando pelos Audi A3 Sportback, Seat Leon, Kia Sorento e o eléctrico Honda e.

Os crash tests do Euro NCAP avaliam os esforços e os riscos impostos ao condutor e passageiros, além das crianças a bordo, durante violentos embates frontais e laterais. Contribuem igualmente para a avaliação final os sistemas electrónicos de ajuda à condução com que cada veículo conta para minimizar os riscos de acidente.

As conclusões, que pode ver em pormenor na galeria, atribuíram cinco estrelas, o valor máximo, a cinco dos sete modelos testados, respectivamente o Defender, D-Max, Sorento, A3 Sportback e Leon. Menos bem estiveram o Honda e, que recebeu quatro estrelas, e o Hyundai i10, que se ficou pelas três estrelas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR