Peter Nygård, um dos fabricantes de roupa mais ricos do Canadá, foi detido esta segunda-feira em Winnipeg. De acordo com o The New York Times, o designer foi detido sob a Lei da Extradição a pedido dos Estados Unidos da América e deveria comparecer no tribunal durante esta terça-feira.

No início do ano, dez mulheres acusaram Nygård de violação. A ação judicial coletiva deu entrada no Tribunal Federal de Manhattan, nos Estados Unidos da América, e alegava que o homem de 79 anos havia violado seis adolescentes com idades entre os 14 e os 16 anos, entre 2008 e 2015, na sua mansão, nas Bahamas. Antes de serem violadas, as jovens terão sido drogadas. Duas semanas após a apresentação da ação judicial, a sede de Nygård em Manhattan foi alvo de buscas por parte do FBI.

No total, 57 mulheres aderiram ao processo que alega que o criador usou a violência, intimidação, suborno e funcionários da empresa para atrair as vítimas. “Nygard usou a sua influência na indústria da moda, e o seu poder através da corrupção de funcionários, para atrair mulheres menores de idade até à sua casa, em festas com uso de cocaína e álcool”, lia-se no processo.

As vítimas, “meninas e mulheres jovens, impressionáveis e muitas vezes pobres”, eram atraídas até à mansão do magnata “com pagamentos em dinheiro e promessas falsas” de um trabalho no mundo da moda. Depois, Nygård usava “álcool, drogas, violência e outras formas de coerção” para as obrigar a ter relações sexuais com ele.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR