O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, assinou esta quinta-feira uma medida provisória destinando 20 mil milhões de reais (3,2 mil milhões de euros) para compra de vacinas a usar na campanha de imunização do país contra a Covid-19.

A medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União e o dinheiro já pode ser usado pelo Ministério da Saúde.

Por se tratar de uma medida provisória, a decisão entra em vigor imediatamente, mas deve ser aprovada pelo Congresso em 120 dias ou perderá a validade.

Ao assinar a medida na cerimónia de posse do novo ministro do Turismo, Bolsonaro repetiu que os imunizantes contra a Covid-19 serão comprados assim que obtenham certificação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na quarta-feira, o Presidente brasileiro mudou o tom em relação às vacinas contra a Covid-19, dizendo que a campanha de imunização permitirá ao país “voltar ao normal”, durante a cerimónia de apresentação do plano de imunização do país.

O plano de imunização prevê que uma vez “obtida a aprovação de uma vacina, ou após uma autorização para uso emergencial”, a distribuição do imunizante será feita em cinco dias.

O Governo brasileiro disse que pretende comprar 350 milhões de doses de vacinas contra o novo coronavírus em 2021.

O Brasil é o país lusófono mais afetado pela pandemia e um dos mais atingidos no mundo, ao contabilizar o segundo maior número de mortos (183.735, em mais de sete milhões de casos), depois dos Estados Unidos.