Seis distritos do continente estão esta quinta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de chuva, por vezes forte e persistente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os distritos de Castelo Branco, Portalegre, Évora, Beja, Setúbal e Faro vão estar com este aviso amarelo até às 18h00.

O IPMA colocou também a amarelo o arquipélago dos Açores devido à previsão de vento forte e agitação marítima.

O grupo ocidental (Flores e Corvo) está sob aviso amarelo por causa da agitação marítima até às 12h00.

Segundo o IPMA, o grupo central (Graciosa, S. Jorge, Pico, Faial e Terceira) também está com aviso amarelo, mas devido à agitação marítima (até às 18h00 desta quinta-feira) e vento forte (até às 15h00).

O grupo oriental (S. Miguel e Santa Maria) está igualmente com aviso amarelo e também por causa da agitação marítima, até às 00h00 de sexta-feira, e vento forte até às 21h00.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para o continente céu em geral muito nublado, períodos de chuva ou aguaceiros, mais intensos na região sul, que serão de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela e possibilidade de trovoada na região sul.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante sul, tornando-se gradualmente do quadrante norte, sendo por vezes forte nas terras altas, possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro em alguns locais e pequena descida de temperatura.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 4 graus Celsius (na Guarda) e os 13 (em Faro) e as máximas entre os 7 (na Guarda) e os 17 (em Faro).

O IPMA prevê para os Açores períodos de céu muito nublado com abertas, aguaceiros fracos na madrugada e início da manhã e vento norte muito fresco a forte com rajadas até 75 quilómetros por hora no grupo ocidental, 85 no grupo central e de 95 quilómetros por hora no grupo oriental.

Em Santa Cruz das Flores as temperaturas vão variar entre os 11 e os 15 graus, na Horta entre 10 e 15 e em Angra do Heroísmo e Ponta Delgada entre 9 e 14 e em Ponta Delgada.