O Super Bowl está aí a chegar e isso significa que com ele vem também a saga de anúncios milionários que todos os anos enchem as televisões (onde são exibidos) e os jornais (onde são comentados e dissecados). Todos os anos, por esta altura, começam a ser anunciados quem são as grandes empresas que investem em spots publicitários, quanto dinheiro dão por eles e quem são os famosos que lhes dão vida. Este ano, porém, a situação é totalmente diferente, culpa da pandemia.

Começando por um facto histórico: pela primeira vez em 37 anos a gigante cervejeira norte-americana Budweiser não apresentará um anúncio durante aquilo que muitos consideram ser o maior evento desportivo do mundo.  Segundo a CNN Business, o impacto da pandemia obrigou a Budweiser (uma histórica empresa norte-americana) a repensar todo o seu plano de marketing, segundo Monica Rustgi, a vice-presidente de marketing da cervejeira.

Com os confinamentos e cancelamentos a indústria do álcool viu-se arredada das áreas da restauração, animação noturna e grande eventos e isso obrigou a uma maior contenção de custos. É por isto também que neste caso específico, a Budweiser optou por ser “proativa”, segundo a mesma vice-presidente, na promoção e consciencialização da vacinação, o principal caminho rumo ao normal de outros tempos — esta empresa, por exemplo, decidiu investir nesta causa mais de um milhão de dólares que estariam, à partida, já reservados para publicidade na rádio, TV e outras plataformas. Mas as poupanças não ficam por aqui.

Outros “gigantes” como a Coca-Cola e a Pepsi também recusaram investir em tempo de antena publicitário nesta edição do Super Bowl, grupos que também faziam parte dos que habitualmente mais dinheiro investiam nesta altura — a Pepsi, ainda assim, preferiu concentrar o seu esforço publicitário a apoiar o igualmente famoso “half-time show”, o concerto que acontece sempre no intervalo deste jogo. A partida maior no universo do futebol americano, diz a empresa de estudos de mercado eMarketer, está a sentir “dificuldades a atrair a procura de anunciantes que normalmente costuma ter”, tudo por culpa do novo coronavírus e do seu impacto económico no mundo. Nos EUA, a Coca-Cola, por exemplo, viu-se forçada a despedir duas mil pessoas à conta da queda vertiginosa de receita causada pelo encerramento do setor da restauração.

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Ainda assim, não faltam anúncios para todos os gostos. Um contraponto interessante que se tem verificado, como vemos na listagem do feita pela CNBC, é a das novas empresas que se estreiam nestas andanças de anúncios em tempo de Super Bowl. Empresas de tecnologia, material informático e comércio digital — áreas que muito beneficiaram dos confinamentos, por exemplo — apresentam os seus primeiros spots publicitários neste modelo. Na lista em baixo vai encontrar exemplos de negócios desse mas também de outros, mais comuns de encontrar neste desfile publicitário que todos os anos gera motivo de debate.

Amazon

O robô de apoio doméstico Alexa, vanguarda da inteligência artificial feita pela gigante Amazon, vai ganhar um versão humana com a ajuda do ator Michael B. Jordan. A empresa de comercio online de Jeff Bezos recorreu à agência Lucky Generals para dar a conhecer o novo design deste interface tecnológico.

Cheetos

A famosa marca “Cheetos” convocou Mila Kunis e o marido Ashton Kutcher para promover os snacks salgados viciantes e cor de laranja. O spot que foi pensado pela agência “Goodby, Silverstein & Partners” — e que o casal admite ter sido uma ótima desculpa para fugir um pouco ao confinamento em família — brinca com o êxito dos anos 2000 “It Wasn’t Me”, do rapper Shaggy.

Chipotle

Conseguirá um burrito mudar o mundo? — é esta a pergunta lançada pelo anúncio da estreante (nestas andanças de publicidade na Super Bowl, pelo menos) Chipotle, uma cadeia de fast food norte-americana especializada em gastronomia mexicana. A escolha desta questão não é inocente: a empresa de restauração pretende trazer à ribalta o seu programa “Food with Integrity”, “Comida com Integridade, em português, que promove a redução de emissões de carbono, a redução do consumo de água e o apoio a produtores locais. A Venables Bell and Partners foi a empresa escolhida para conceptualizar e dar vida a este anuncio.

Bud Light

Já aqui dissemos que a Budweiser não terá nenhum anuncio durante a Super Bowl este ano mas isso não quer dizer que outras marcas da mesma empresa mãe tenham de cumprir o mesmo. A Bud Light vai por isso a jogo com um apanhado de antigas estrelas de anúncios desta marca de cerveja. O conceito criado pela Wieden + Kennedy New York inclui celebridades como o rapper Post Malone e o ator Cedric The Entertainer, que juntos vão tentar salvar um camião de transporte de cerveja para satisfazer os fãs de Bud Light em espera.

Bud Light Seltzer Lemonade

Bud Light Seltzer Lemonade é também uma sub-marca da Anheuser-Busch InBev, dona da ausente Budweiser, que vai participar no desfile publicitário do Super Bowl norte-americano — será a sua estreia nestas andanças. O spot também foi feito pela Wieden + Kennedy e tenta satirizar o ano de 2020, que diz ter sido como um limão (ácido e desagradável, entenda-se) — o mesmo sabor desta bebida gaseificada. A Anheuser-Busch InBev anunciou a sua entrada no ramo destas bebidas gaseificadas com sabores neste mês, daí apostar nesta oportunidade de visibilidade extra.

Logitech

A empresa de tecnologia Logitech também se vai estrear com um anúncio durante o Super Bowl. O spot de 60 segundos conta com o rapper Lil Nas X (autor do êxito Old  Town Road) e a nova canção que vai apresentar, “Montero (Call Me By Your Name)”.

Doritos

A marca de snacks Doritos vai brincar com a tridimensionalidade do ator Matthew McConaughey num anuncio intitulado “Flat Matthew” — “Matthew plano”, em português. A narrativa criada pela Goodby, Silverstein & Partners pretende brincar com os seus “Doritos 3D”, snack que faz o ator ganhar mais uma dimensão depois de os comer.

Pringles

A marca de batatas fritas Pringles vai ter um anúncio criado pelo Grey Group da WPP, que pretende incentivar os fãs desta batata ondulada a empilharem camadas de sabores diferentes para brincar com as várias combinações da marca.

Squarespace

A Squarespace é uma empresa que cria templates para sites que qualquer um pode usar e é também um dos participantes na maratona de anúncios do Super Bowl de 2021. Foi a própria equipa de marketing da empresa que concebeu este spot que conta com uma adaptação da famosa música de Dolly Parton “9 to 5”.

Mercari

A Mercari é uma empresa de comércio online que também se estreia com um anúncio no Super Bowl. O vídeo de 15 segundos foi concebido pela agência Rain the Growth Agency e pretende mostrar que é possível “comprar qualquer coisa a partir de casa”.

Michelob Ultra

A agência Wieden + Kennedy voltou a ser convocada para criar um anúncio para esta altura do ano, desta vez a mando da Michelob Ultra, cerveja norte-americana que conta com a ajuda de vários atletas de alta competição norte-americanos — como Serena Williams, Peyton Manning, Anthony Davis ou Brooks Koepka — para lançar a questão: “És feliz porque ganhas ou ganhas porque és feliz?”

Tide

A marca de detergente Tide já é um habitué deste carrossel de anúncios milionários e este ano não é diferente. A empresa que faz parte do grupo gigante Procter & Gamble reuniu os esforços da sua própria “Woven Collaborative” com os da enorme Saatchi & Saatchi para apresentar o spot de um minuto que irá para o ar no  dia 7 de fevereiro, a data do grande jogo.

Vroom

Sim, mais uma estreia. A plataforma de venda online de carros usados Vroom vai a jogo neste Super Bowl com um spot publicitário onde tenta mostrar o quão complicado é a compra de carro no seu formato tradicional, num stand — por oposição ao seu serviço, mais fácil, claro.  O trabalho de 30 segundos é assinado pela agência Anomaly.

WeatherTech

A WeatherTech, empresa que produz acessórios de proteção automóvel, vai fazer um all in neste Super Bowl apresentando não um, não dois mas três anúncios — dois serão transmitidos durante o jogo e um outro aparecerá antes do apito inicial. Todos eles foram gravados na fábrica da empresa, no estado norte-americano de Illinois, e foram concebidos pela agência Pinnacle Advertising.