Um homem de 59 anos foi detido pela GNR em Vila do Conde, distrito do Porto, por alegada prática do crime violência de doméstica sobre a companheira, de 34 anos, informou esta quarta-feira o Comando Territorial do Porto.

A investigação, conduzida pelo Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE) da GNR do Porto, permitiu apurar que o suspeito, habitual consumidor de bebidas alcoólicas, agrediu, humilhou e ameaçou de morte a vítima, com quem mantinha uma relação há 12 anos.

Em comunicado, os militares informaram que “em 2020, movido pelo sentimento de posse e controlo, aliado a questões patrimoniais e financeiras, [o indivíduo] passou a isolar a vítima, controlando as suas rotinas diárias, bem como a dos seus filhos”.

Segundo a GNR, “perante a gravidade dos factos e o escalar da violência física e psicológica”, foi realizada uma busca domiciliária e em cinco veículos, onde foi possível apreender um revólver, uma espingarda de caça, uma carabina e 153 munições de diferentes calibres.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O suspeito foi detido esta terça-feira.

Presente a uma primeiro interrogatório judicial no Tribunal de Instrução Criminal de Matosinhos, o homem viu-lhe aplicadas as medidas de coação de afastamento e proibição de se aproximar da vítima num raio de 500 metros, proibição de contactar com a vítima por qualquer meio e de frequentar os mesmos locais, ficando controlado por pulseira eletrónica.

Esta ação policial contou com o reforço do Posto Territorial da GNR de Vila do Conde.