790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Escapamos à tempestade Karim. Mas o fim de semana é outra vez de inverno, com muita chuva, vento e frio (e até pode chover terra)

Este artigo tem mais de 3 anos

A tempestade Karim vai passar-nos ao largo. Mas uma superfície frontal fria muito intensa traz um fim de semana de muita chuva e vento, com as temperaturas a cair a pique. E a Sul pode chover poeira.

De azul para vermelho, a intensidade da chuva que vai atingir a Madeira e o continente
i

De azul para vermelho, a intensidade da chuva que vai atingir a Madeira e o continente

De azul para vermelho, a intensidade da chuva que vai atingir a Madeira e o continente

Foi Sol de pouca dura. Prepare-se para um fim de semana de chuva intensa, frio e muito vento, que vai mesmo pôr as zonas costeiras sob aviso amarelo devido à forte agitação marítima. A culpa é de uma superfície frontal fria com grande intensidade, associada à depressão Karim, que vai atravessar o nosso país entre o fim da tarde de sábado e a manhã de domingo. Quase parece de propósito para, em pleno confinamento, não se repetirem os passeios à beira mar que o tempo primaveril da semana passada tornaram uma tentação para muitos incapaz de contrariar.

Além de todo este mau tempo, poderá ainda “chover terra” mais a Sul. Neste caso a responsabilidade é das poeiras que vieram do Norte de África e que têm estado em circulação na atmosfera, fazendo com que exista um aumento de partículas em suspensão que também vão atravessar o Sul da Península Ibérica nos próximos dias. Com a chuva, o efeito será o da queda destas poeiras do deserto, mas sem afetar a visibilidade, e o mais provável é que isso aconteça sobretudo em Espanha, segundo Ângela Lourenço, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Serão dois dias de inverno típico (chuva persistente e forte, trovoada e granizo), devido a esta superfície frontal fria de grande intensidade associada à tempestade Karim, mas não sentiremos o efeito direto da depressão, garante a meteorologista. A neve poderá cair acima dos 1.400 metros de altitude, descendo a cota para 1.200 metros na região Norte.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A Karim foi batizada pelo serviço estatal de meteorologia espanhol (AEMET) e é a 10.ª tempestade do ano a afetar o território vizinho. A depressão, que está no Atlântico Norte, a deslocar-se da Islândia para a Irlanda neste momento, trará ventos fortes ao norte da península, com rajadas que podem atingir mais de 100 km/h em zonas como a Galiza, as Astúrias, a Cantábria ou o País Basco.

No entanto, devido à superfície frontal que lhe está associada e atravessará o país, as temperaturas também vão descer bastante entre domingo e segunda-feira, com o vento e a chuva a agravar ainda mais a sensação de frio. Mas também será por pouco tempo. A partir de terça os termómetros vão começar a subir gradualmente até a um novo fim de semana mais primaveril. Quer um exemplo? Lisboa baixará de máximas de 17ºC para 14ºC, para logo depois voltar a subir aos 17ºC e até 18ºC. E quase o mesmo acontecerá no Porto. As mínimas, essas sim, vão descer dois a quatro graus ao longo de toda a semana.

É a montanha russa meteorológica de fevereiro.

(nestes vídeos — faça refresh da página sempre que os quiser ver de novo — pode ver a aproximação da superfície frontal fria e a passagem da tempestade Karim)

E aqui tem as previsões para os próximos dias em algumas cidades portuguesas:

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora