O próximo filme de animação do realizador Fernando Trueba, com o desenhador Javier Mariscal, “They shot the piano player”, contará com coprodução portuguesa, através da Animanostra, disse à agência Lusa o produtor Humberto Santana.

“Este ano fazemos 30 anos. Já tivemos algumas coproduções internacionais, mas, pelo perfil dos autores – o Trueba já teve um Óscar, sete Emmys, o Mariscal é uma figura muito importante em termos gráficos -, portanto, é um passo importante para a Animanostra”, sublinhou Humberto Santana.

“They shot the piano player” será um documentário em animação sobre música brasileira – em particular sobre os primeiros anos da Bossa Nova -, tendo como mote a vida trágica do pianista Francisco Tenório Jr., que foi sequestrado e morreu na Argentina, em 1976.

O filme conta com um orçamento a rondar os cinco milhões de euros e é uma produção entre Espanha, França, Holanda e Portugal, com a Animamostra a entrar como produtora minoritária, tendo obtido 220 mil euros de financiamento através do Instituto do Cinema e do Audiovisual. Está em fase de contratualização uma participação também da RTP.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Segundo Humberto Santana, no filme irão trabalhar cerca de dez animadores portugueses e a produção arrancará em breve: “Já está todo preparado. A pré-produção está feita. Estão definidos os planos todos, o aspeto e design e agora falta meter tudo isso a mexer”.

Tenório Jr, o parceiro de Toquinho e Vinicius morto na Argentina

De acordo com informação de produção, a linha temporal de “They shot the piano player” divide-se entre os anos 1960, no Brasil, os anos 1970, na Argentina, e a atualidade, nos Estados Unidos.

O ponto de ligação da narrativa será Jeff, um jornalista norte-americano que está a escrever um livro sobre o movimento de uma nova música no Brasil entre os anos 1950 e 1960 – Bossa Nova -, e se depara com a história de Tenório Jr..

O pianista, considerado um dos nomes fundamentais da Bossa Nova, desapareceu em Buenos Aires, em março de 1976, numa ocasião em que acompanhava Toquinho e Vinicius de Moraes, num concerto.

O desaparecimento de Tenório Jr. aconteceu poucos dias antes do golpe de Estado que derrubou Isabel Péron, então Presidente, e impôs a ditadura militar, mas só uma década depois é que se soube que tinha sido raptado e detido pela Marinha argentina, tendo sido torturado e morto com um tiro na cabeça.

Ruy Castro: “O que define a bossa nova é o violão de João Gilberto”

Entre imagens de arquivo e da atualidade, no filme de Fernando Trueba e Javier Mariscal surgirão figuras como António Carlos Jobim, João Gilberto, João Donato, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Chico Buarque e Edu Lobo. Do elenco de vozes, é anunciada a participação do ator Jeff Goldblum.

“They shot the piano player” (“Eles mataram o pianista”, em tradução livre) é a nova longa-metragem de animação que junta os dois artistas espanhóis quase uma década depois de terem feito, juntamente com Tono Errando, o filme “Chico e Rita”, um tributo à música dos anos 1940 e 1950, dos Estados Unidos e de Cuba.

Jeff Goldblum Performs On SiriusXM's Real Jazz Channel At The SiriusXM Studios In New York City

O ator Jeff Goldblum (também pianista) está no elenco de vozes do filme de animação, que terá contributo português

Humberto Santana explica que este novo filme “tem uma linha gráfica mais realista, mais presa à imagem real e recorre a muito material de arquivo animado. Mas há uma proximidade muito grande com o ‘Chico e Rita’, sim”.

“They shot the piano player” deverá estar concluído em 2022.

Fernando Trueba, 66 anos, venceu um Óscar de melhor filme estrangeiro em 1994, com “Belle Époque – A bela época”, rodado em Portugal.

Em 2012, Trueba e Mariscal tiveram “Chico & Rita” nas nomeações para o Óscar de Melhor Filme de Animação. Agora farão este filme inspirado na história da bossa nova e de um pianista assassinado em Buenos Aires.

A história de João Gilberto e da bossa nova em 13 canções

O realizador espanhol venceu já este ano o Goya de melhor filme ibero-americano com “El olvido que seremos”, a partir do romance homónimo de Hector Abad Faciolince, “Somos o esquecimento que seremos”.

Parte da história recente da animação em Portugal passa pela Animanostra, responsável pela produção de curtas-metragens e séries de animação, em particular para os mais novos e exibidas na RTP.

As séries “Foxy & Meg” e “A maravilhosa expedição às ilhas encantadas”, a produção “Os patinhos” e os recentes filmes de animação assinados por nomes como Pedro Brito, João Fazenda, Sara Barbas e André Ruivo estão entre as produções da Animanostra.