A task force que coordena o processo de vacinação contra a Covid-19 em Portugal espera que sejam vacinadas mais de 60 mil pessoas por dia em abril e mais de 100 mil em maio e junho. No entanto, as autarquias dos concelhos mais populosos do país alertam que não existem enfermeiros suficientes no Serviço Nacional de Saúde (SNS) para dar resposta, noticia o jornal Público.

Para alcançar o seu objetivo, a task force espera ter mais de 150 centros de vacinação em massa em todo o país já no próximo mês de abril, quando é expectável que comecem a chegar vacinas a Portugal em grande quantidade.

As autarquias têm respondido ao apelo, abrindo mais postos extraordinários de vacinação.  Contudo, Lisboa, Cascais, Loures, Sintra, Porto e Gaia, os concelhos mais populosos, apesar de terem as condições logísticas para abrir os centos de vacinação, deparam-se com o problema da falta de profissionais de saúde suficientes para dar resposta à próxima fase do processo de vacinação.

Vacinação nas escolas arranca este fim de semana, mas para na Páscoa. Task force espera que ritmo aumente no final de abril

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

De acordo com o Público, Gaia e Loures já têm disponível um posto de vacinação e preparam-se para abrir mais um no próximo mês. Em Cascais, há dois postos de vacinação operacionais e serão abertos mais dois em abril, enquanto Sintra tem cinco postos de vacinação e prevê abrir mais um.

Gouveia e Melo promete postos de vacinação rápida em abril e admite vacina russa se tiver aval europeu

Por seu turno, Lisboa tem 11 postos extraordinários de vacinação a funcionar, enquanto o Porto, além de disponibilizar duas escolas e uma tenda de recobro ao agrupamento de centros de saúde, vai apostar num centro de vacinação em drive thru, isto é, sem que as pessoas necessitem de sair dos carros para receberam a vacina.

Perante a falta de recursos humanos, as autarquias têm tentado contornar o problema contratando enfermeiros a nível excecional, sendo que a task force está a estudar a possibilidade de integrar as farmácias e os farmacêuticos de forma a acelerar o processo. Em Portugal, de acordo com a Ordem dos Farmacêuticos, existem quatro mil farmacêuticos com competência para vacinar.