A cantora e fadista Ana Moura revelou esta quinta-feira uma canção nova. O tema chama-se “Andorinhas” e foi lançado também com um vídeo.

É a primeira canção gravada por Ana Moura desde “Vinte Vinte”, tema tornado público há pouco mais de um ano e feito em parceria com o produtor Branko e com o cantor e compositor Conan Osiris. O último álbum de Ana Moura foi editado já em 2015 — o disco intitulava-se Moura. É também o primeiro tema desde que Ana Moura se desvinculou da sua editora major e da agência com a qual trabalhava, procurando um maior controlo do seu trabalho e uma maior liberdade artística.

A nova canção é descrita como “um hino à liberdade com balanço crioulo apontado ao futuro” e a sonoridade é significativamente diferentes das canções do último álbum Moura (que teve como single “Dia de Folga”) e do antecessor Desfado, editado em 2013 e cujo single era a canção que deu título ao disco.

Em comunicado oficial em que anuncia o tema, a equipa que trabalha com a artista portuguesa indica que Ana Moura “chegou a um momento especial no seu percurso” e diz que “a palavra carreira pode aqui ser redutora por dar a entender que desvios, mudanças de direção ou de intenção não se encaixam com essa ideia”. Ora “Andorinhas” é precisamente uma guinada na sua música e no seu fado, sendo “um símbolo” de “liberdade” e “emancipação”, de “craitividade em estado puro” e de “uma recusa das amarras do sucesso”, aponta o comunicado.

O vídeo foi filmado “em telhados de um popular bairro de Olhão” e nele Ana Moura mostra-se com uma “nova imagem e postura”, indica ainda o texto de apresentação do tema.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR