Depois do empate sem golos em Penafiel, o Estoril teve de aguardar para fazer a festa da subida à Primeira Liga mas não demorou mais do que 24 horas: beneficiando da derrota da Académica frente ao Arouca, os canarinhos já garantiram de forma matemática o regresso ao principal escalão do futebol português, numa temporada de sonho que teve também o título de campeão Sub-23 na Liga Revelação após o triunfo frente ao Leixões.

A três jornadas do final da competição, o conjunto comandado de Bruno Pinheiro lidera a Segunda Liga com 66 pontos, fruto de 19 vitórias, nove empates e três derrotas, mais 11 do que o agora quarto classificado Feirense. O Estoril pode também assegurar o título na próxima jornada, na receção ao Desp. Chaves. Os canarinhos já venceram por duas ocasiões a competição, nas temporadas de 2003/04 e 2011/12. A última vez que o conjunto da Linha tinha estado no principal escalão do futebol nacional foi na época de 2017/18.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Além de ser a equipa com mais triunfos na prova (19), menos derrotas (apenas três), mais golos marcados a par do Vizela (51) e menos golos consentidos (22), o Estoril conseguiu também o feito de chegar às meias-finais da Taça de Portugal, caindo apenas frente ao Benfica com derrotas nos dois jogos realizados.

Em relação à outra vaga de subida direta e ao playoff com o 16.º da Primeira Liga, existem ainda mais cinco candidatos: Vizela (59 pontos), Arouca (56), Feirense (55), Académica (55) e Desp. Chaves (53).