Uma mulher de 53 anos foi a primeira vítima mortal por Covid-19 em Laos. Em mais de um ano de pandemia, este foi o primeiro óbito derivado da crise sanitária no país do Sudeste Asiático, de acordo com a agência de notícias estatal Vientiane Times citada pela CNN.

A mulher em questão trabalhava num clube de karaoke, na capital Vientiane, e sofria de diabetes, entre outros problemas de saúde, que complicaram a infeção por Covid-19.

O país que em junho de 2020 anunciou ter vencido a Covid-19, depois de, nesse mês, ter dado alta ao último dos seus 19 pacientes hospitalizados e não ter registado novas infeções em 59 dias, está a enfrentar um novo aumento de casos de infeção desde o feriado de Ano Novo, a 14 de abril.

Até sábado, 8 de maio, o país tinha registado um total de 1.233 casos de infeção, dos quais 1.184 dizem respeito a abril, isto de acordo com os dados disponibilizados pela Universidade John Hopkins. Só este domingo, Laos somou à conta mais 69 infeções (no dia anterior foram 28). O país teve as suas fronteiras fechadas durante mais de um ano.

De acordo com o departamento de saúde do país, são sobretudo os mais velhos que estão a contrair o novo coronavírus e aqueles com problemas de saúde subjacentes têm maior probabilidade de apresentar sintomas graves. No país com cerca de 7 milhões de pessoas já foram administradas, até à data, 184.387 vacinas contra a Covid-19.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR