Agora é oficial. O Estádio do Dragão vai receber a final da Liga dos Campeões deste ano, entre Manchester City e Chelsea. O anúncio foi feito pela UEFA, num tweet em que informa que 6 mil adeptos de cada equipa vão poder assistir ao jogo no estádio do FC Porto (a 29 de maio, pelas 20h).

Aleksander Čeferin, presidente da UEFA, destacou a capacidade que Portugal tem para organizar este tipo de eventos. “Mais uma vez, dirigimo-nos aos nossos parceiros de Portugal para nos ajudar, tanto à UEFA como à Liga dos Campeões, e estou, como sempre, muito grato à Federação Portuguesa de Futebol e ao Governo português por terem aceitado organizar o jogo com um tempo de preparação tão curto”, afirmou Čeferin, citado pela Federação Portuguesa de Futebol.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Têm trabalhado incansavelmente com constrangimentos de tempo tão apertados para encontrar soluções para os desafios de organizar um encontro com esta magnitude”, acrescentou o dirigente esloveno. “Sempre que existe um obstáculo, têm sido criativos nas soluções encontradas e o sucesso de organizarem a final deste ano é claramente devido ao trabalho árduo e à persistência que têm apresentado”.

Porto ganha cada vez mais força para receber a final da Liga dos Campeões no final de maio

Também o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, já reagiu, dizendo que “a cidade do Porto acolhe com honra e entusiasmo a final da Liga dos Campeões, que se irá realizar no Estádio do Dragão, desta vez já com público”.

“Queria agradecer em nome dos portuenses à Federação Portuguesa de Futebol, à UEFA e ao Governo português, que se empenharam nesta realização muito importante para a retoma da atividade na cidade”, afirmou ainda o autarca.

Esta é a quarta vez que Portugal acolhe a final da prova milionária (ou da antecessora Taça dos Campeões Europeus). A primeira vez foi em 1967, no Estádio do Jamor, em que os escoceses do Celtic de Glasgow derrotaram o Inter de Milão por 2 a 1.

Portugal teria de esperar depois quase cinco décadas para voltar a receber a final desta competição, já nos moldes da Liga dos Campeões. Em 2014, o Estádio da Luz recebeu o “derby” madrileno entre Atlético e Real, em que a equipa então liderada por Carlo Ancelotti — e que contava com Casillas na baliza, Fábio Coentrão e Di Maria à esquerda e Ronaldo no ataque — venceu por 4 a 1 no prolongamento. Finalmente, no ano passado, o estádio do Benfica voltaria a receber a final, desta feita entre Bayern de Munique e PSG, com vantagem para os alemães (1-0).