Kevin de Bruyne, Gündogan, Phil Foden, Bruno Fernandes, Harry Kane. Eram vários os nomes apontados ao prémio cada vez mais disputado de Melhor Jogador do Ano na Premier League e entre eles estava também o de Rúben Dias, num efeito semelhante ao de Virgil van Dijk quando se mudou para o Liverpool. E foi mais do que isso: o rumor de uma possível vantagem nessa corrida tornou-se uma real hipótese, a real hipótese passou agora a ser uma certeza e o central português conquistou o principal troféu individual logo na época de estreia.

O internacional português, que começou ainda a temporada de 2020/21 no Benfica (três jogos, um golo), fez um total de 50 jogos na estreia pelo Manchester City entre Campeonato, Taça de Portugal, Taça da Liga e Champions. Na Premier League, Rúben Dias realizou 32 encontros e 2.845 minutos, tendo marcado um golo. Além do título principal e de nova conquista da Taça da Liga, entre uma final perdida da Liga dos Campeões, o conjunto de Pep Guardiola conseguiu ser não só o melhor ataque (83 golos marcados em 38 jogos) mas também a defesa menos batida (32 golos sofridos), um registo que não costuma ser habitual no conjunto dos citizens.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Dias foi um pivô na terceira Premier League do Manchester City em quatro anos e teve um impacto imediato depois da sua mudança do Benfica em setembro de 2020. O jogador de 24 anos encaixou na perfeição na equipa de Pep Guardiola e emergiu como o líder da defesa do City na sua série de 15 vitórias consecutivas, a quarta maior sequência da história da Premier League. Dias contribuiu para 15 jogos sem golos sofridos, ganhando 23 dos 32 encontros realizados com 35 interceções, 24 tackles, 23 remates bloqueados e 135 recuperações. Também ajudou o City a ganhar a Taça da Liga e a chegar à final da Champions”, destaca a Premier League.

“Dias é apenas o quarto defesa na história a ser nomeado Melhor Jogador do Ano, imitando o central do Manchester United Nemanja Vidic, o antigo capitão do City Vincent Kompany e o central do Liverpool Virgil van Dijk. É também apenas o segundo jogador português a ganhar este prémio, depois de Cristiano Ronaldo no Manchester United em 2006/07 e 2007/08. O voto do público foi combinado com as escolhas dos 20 capitães de equipa e com um painel de especialistas de futebol que deram a vitória a Dias. Ele bateu outros sete nomeados como De Bruyne, Bruno Fernandes, Jack Grealish, Harry Kane, Mason Mount, Salah e Soucek”, acrescentou.

“Fantástico terminar a temporada e ser nomeado o Jogador do Ano da Premier League! Um prémio para toda a equipa que trabalhou de forma árdua para dar de volta o título aos nossos adeptos. Obrigado aos capitães, painel e todos os fãs que votaram em mim. Vemo-nos daqui a uns meses para voltarmos a repetir tudo outra vez!”, escreveu o central formado no Benfica no Twitter, na primeira reação ao troféu conseguido.