Uma fotografia publicada no Instagram parece mostrar a princesa Latifa Bint Mohammed al-Maktoum, filha do emir do Dubai, no aeroporto de Madrid. Em fevereiro último, Latifa, que estava desaparecida desde 2018 após uma tentativa de fuga dos Emirados Árabes Unidos, apareceu num vídeo divulgado pela BBC alegando estar “refém” numa “vivenda transformada em prisão”.

À data destas imagens, as Nações Unidas exigiram provas concretas de que Latifa estava viva. Em resposta, os Emirados Árabes Unidos garantiram que a princesa estava “a ser tratada em casa”. “Ela continua a melhorar e temos esperança de que possa regressar à vida pública no momento apropriado”, lia-se no comunicado citado pela BBC.

Agora, Latifa surge numa publicação na conta de Instagram de Sioned Taylor — é a terceira fotografia que Taylor, amiga de longa data a viver no Dubai, publica da princesa desde meados de maio (as outras duas imagens mostram Latifa num centro comercial e num restaurante). “Grandes férias na Europa com Latifa”, lê-se na legenda da imagem mais recente, onde ambas as mulheres estão a usar máscaras faciais e parecem estar no Aeroporto de Madrid-Barajas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

David Haigh, cofundador da campanha “Free Latifa”, disse estar feliz por ver a princesa a “aparentemente ter um passaporte, a viajar e a desfrutar” de mais liberdade. Afirmou ainda que Latifa entrou diretamente em contacto com membros da campanha, mas que não pode, por enquanto, adiantar mais detalhes.

Desaparecida desde 2018, princesa Latifa diz que está refém numa casa “transformada em prisão”

Os vídeos de fevereiro foram divulgados ao programa “Panorama BBC” por uma amiga de Latifa, Tiina Jauhiainen, um primo materno, Marcus Essabri, e o advogado David Haigh, tal como já antes contou o Observador. Os três têm feito parte de uma campanha internacional pela libertação da princesa. Foram eles, aliás, que conseguiram fazer chegar a Latifa um telemóvel, cerca de um ano depois de ter sido capturada e de ter regressado ao Dubai.

Através desse telemóvel Latifa gravou, ao longo de vários meses, vídeos a relatar a sua situação. Nos excertos entretanto divulgados, a princesa diz que está a gravar “numa casa de banho porque é a única divisão com uma porta que possa trancar”. Refere que está numa villa, uma grande vivenda, onde está detida como “refém”, e que não pode sair de casa.