Em Maio deste ano comercializaram-se 1.073.987 veículos no mercado europeu, o que eleva o total dos cinco primeiros meses do ano para 5,15 milhões. O número de unidades transaccionadas no 5º mês do ano foi superior em 73% relativamente a Maio do ano anterior, mas inferior em 25% face ao mesmo mês de 2019. Isto significa que a recuperação do efeito da pandemia continua, mas está longe de um regresso à “normalidade”, sobretudo se pensarmos que 2019 já não foi um ano isento de problemas.

Maio correu particularmente bem à Volkswagen, marca que colocou o Golf na liderança, com 23.106 unidades, ou seja, na sua posição habitual no mercado europeu, à frente do Renault Clio (19.593) e do Fiat 500 (18.342), que teve assim um bom desempenho. A VW conseguiu ainda liderar nos SUV com o T-Roc, ao transaccionar 18.160 unidades, com o modelo produzido em Portugal a ser simultaneamente o 4º mais vendido. A 5ª posição do ranking pertence ao Toyota Yaris (17.373), à frente dos Peugeot 2008 (16.369) e Peugeot 208 (15.891), com o resto do top 10 a ser ocupado pelo Opel Corsa (15.715), Dacia Sandero (15.040) e Skoda Octavia (14.767).

O segmento dos veículos com baterias recarregáveis, o que inclui os híbridos plug-in (PHEV) e 100% eléctricos (BEV), somou 171.415 unidades em Maio, um incremento de 279% face ao mesmo período do ano anterior, em que os PHEV cresceram 299% e os BEV 261%.

Os PHEV foram dominados pelo Ford Kuga, que colocou no mercado 4794 veículos novos, o que lhe permitiu bater o Peugeot 3008 (3954), o Volvo XC40 (3833), o Seat/Cupra Leon (3109) e o VW Golf (3035). Após este top 5 dos híbridos plug-in, surgem o Audi A3 (2913), BMW Série 3 (2657) e Renault Captur (2579), com o BMW X1 (2197) e o Mercedes Classe A (2150) a encerrarem os primeiros 10 lugares da tabela.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

4 fotos

Entre os eléctricos, o modelo que mais vendeu foi o Tesla Model 3, com 8762 unidades, batendo o VW ID.3 (6031) e o Renault Zoe (5738). A seguir surge uma surpresa no ranking, uma vez que a 4ª posição é pertença do Skoda Enyaq (5223), que assim bateu o VW ID.4 (4620). O Fiat 500 é o 6º eléctrico mais procurado (3644), à frente do Kia e-Niro (3331), Hyundai Kauai (3245), VW e-up! (3146) e Peugeot e-208 (2926).

Entre os grupos de construtores, a Volkswagen AG liderou com 28,1%, seguida da Stellantis (20,9%), Renault-Nissan (10,6%), Hyundai-Kia (8%) e BMW Group (7,2%).