São doze ideias para Lisboa, que incluem muitas promessas e vão custar muito dinheiro, o que não assusta Carlos Moedas: “As contas estão feitas“. O candidato da coligação Novos Tempos (PSD, CDS, A, MPT e PPM) apresentou o programa e terminou a apresentação na reitoria da Universidade Nova ao som da música “Heroes” David Bowie, que começa com o verso: “Eu, eu serei rei”. E promessas não faltaram para o reinado (mandato) a que se propõe: transportes públicos gratuitos antes dos 23 e depois dos 65 anos, redução para metade do custo da EMEL para residentes, isenção de IMT para jovens que comprem casas, a distribuição 32 milhões de pelos munícipes e um seguro de saúde para mais de 65 anos.

Transportes gratuitos para menos de 23 e maiores de 65

Sobre mobilidade, o candidato à câmara de Lisboa diz que os “transportes públicos em Lisboa são muito maus” e diz mesmo serem “os piores”. Carlos Moedas deixa críticas à linha circular do metro e propõe uma “linha em laço“. Além disso, defende “a chegada do metro até Alcântara e até Algés“.

Mas a medida mais ambiciosa é a proposta de “transportes públicos gratuitos para quem tem menos de 23 anos e para quem tem mais de 65 anos“. Sabendo que a medida custa muito dinheiro e que vai ser acusado de despesismo, Moedas antecipa-se: “As contas estão feitas”. Carlos Moedas promete ainda uma “redução de 50% no estacionamento da EMEL para residentes em toda a cidade“.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Uma fábrica de unicórnios no Beato

Carlos Moedas explicou na apresentação que quer “fazer de Lisboa a capital de inovação da Europa”. Para conseguir esse objetivo, Carlos Moedas quer “transformar o projeto falhado do Hub Beato numa verdadeira fábrica de unicórnios“.

O candidato advertiu que Lisboa “não está na Liga dos Campeões das cidades” e que “nem sequer está no top 50 das cidades de inovação e empreendedoras“. Convidou também Nuno Sebastião, da Feedzai, para embaixador desta área.

Carlos Moedas propõe ainda criar o programa “Recuperar +”, que consiste em atribuir cheques para promover a reabertura de empresa.

Isenção de IMT até aos 35 anos, seguro de saúde para maiores de 65

Para aumentar a habitação jovem em Lisboa, Carlos Moedas atira uma autêntica bomba de resposta ao programa renda acessível de Fernando Medina. O candidato do PSD propõe que todos os jovens com menos de 35 anos fiquem isentos de IMT sempre que compram uma casa em Lisboa. O imposto, recorda, “pode chegar até aos 5 mil euros numa casa que custe 200 mil euros”.

Ainda em matéria fiscal, Carlos Moedas quer devolver o máximo possível do IRS (5%) aos lisboetas, que representam 32 milhões de euros que são cobrados pelo fisco e entregues ao município. “É simbólico, mas dá um sinal”, explica.

O candidato da coligação Novos Tempos propõe ainda um “Estado social local mais forte”, que passa por um “seguro de saúde gratuito para os mais carenciados acima de 65 anos”. Para o candidato isto trata-se de “fazer o óbvio” para quem necessita de apoio.

Espaços LX substituem ideia de “um teatro em cada freguesia”

Na área da cultura, Carlos Moedas quer um “financiamento assente na meritocracia” e quer “programas de música e teatro logo a partir de do primeiro ciclo. O candidato explica que a sua ideia de “um teatro em cada freguesia”, será transformada na ideia de criar “um espaço para jovens” produzirem cultura em cada uma das freguesias do concelho, naquilo a que chamará de “espaços LX”.

Carlos Moedas propõe ainda o Parque Mayer como “ponto de encontro da cultura, da ciência e das artes”.

Fim da linha ferroviária entre a cidade e o Tejo

Quanto a grandes projetos, Carlos Moedas volta a falar do projeto para o Alto do Restelo e quer criar uma centralidade a partir de Chelas. Carlos Moedas quer também eliminar a barreira ferroviária entre a cidade e o Tejo. Ao mesmo tempo, o candidato do centro-direita propõe a criação de um centro mundial da economia do mar. Quando falou sobre esta medida dirigiu-se à antiga líder do CDS: “Inspirado em ti, Assunção”.

Logo no início da apresentação, Carlos Moedas começou por explicar que entende que um programa político é um “ato de humildade“, que pretende evoluir do “sonho” para a concretização.

Quando subiu ao palco, Carlos Moedas fez questão de cumprimentar as estrelas que estavam na primeira fila: o fundador e nº1 do PSD Francisco Pinto Balsemão, o antigo líder do PSD, Luís Marques Mendes e a antiga presidente do CDS, Assunção Cristas.