Depois de tantos confinamentos, usufruir de ar livre tornou-se uma necessidade imperiosa que, agora, já é possível. Mas, antes de mais nada, é bom saber que temos o dever de contribuir para que a pandemia acabe de uma vez por todas. O que, felizmente, já não significa ficar em casa, longe de tudo e de todos. Está na altura de cuidarmos da nossa saúde física e mental. Vamos voltar a sair e a criar  — ou retomar — hábitos saudáveis.

A Natureza faz bem à saúde

Vivemos num país em que a maioria dos dias são ensolarados e cujas paisagens são de tirar o fôlego. Que tal os passeios pela Natureza? Das milhares de opções que Portugal oferece, selecionamos quatro e apostamos que vai querer experimentar todas, pois são muito diferentes umas das outras. Mas há um cuidado que deve ter em qualquer deslocação que é manter-se seguro a todos os níveis: leve máscara e desinfetante, prefira lugares onde haja pouca gente e planeie o passeio: quanto tempo, que roupa levar e a quem recorrer quando for preciso. Concorda? Então escolha o primeiro passeio que vai fazer e colha os benefícios para a sua saúde física e mental.

Conhecer a Serra da Arrábida em junho

Fica a meia hora de Lisboa e é uma autêntica maravilha verde e azul, com praias com areia branca e mar manso, vistas deslumbrantes e caminhos sinalizados que desafiam a sua forma sem cansar demasiado. O nosso preferido é o percurso Pedestre dos Moinhos, ideal para fazer em casal, pelo seu romantismo muito próprio. São duas horas e meia de um caminho sinuoso, onde os moinhos de vento antigos convivem com a vegetação como se dela fizessem parte. Tem vários pontos de interesse, entre os quais as ruínas da estação arqueológica do Chibanes, um povoado entre os séculos III e I a.C. que fica num ponto de onde se avista a norte, o estuário do Tejo e a sul, o estuário do Sado. Este percurso passa também pela Quinta do Anjo, em Azeitão, onde podem repor a energia com o queijo e o vinho da região antes de se dirigirem a uma das praias encostadas à serra ou a um dos restaurantes onde servem os melhores frutos do nosso mar.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Recomendamos alguns cuidados:

Mostrar Esconder

Evitar as horas de maior calor

  • Usar roupa leve e sapatos confortáveis para caminhar. Podem ser ténis, mas convém que não sejam novos.
  • Utilize o serviço Acompanha-me da Securitas Direct para poder definir o tempo estimado que demorará a fazer o percurso e, se não chegar ao fim no tempo estimado, aciona o protocolo de emergência da empresa.

Mergulhar na praia da Ursa num destes sábados

Esta praia selvagem da zona de Sintra é considerada uma das mais bonitas de Portugal e as emoções do seu difícil acesso valem qualquer esforço. E se não quiser que este programa único se fique apenas pela descida da escarpa, comece no Cabo da Roca e siga pelas falésias entre a Praia Grande e a Praia da Adraga. Lembre-se que, para conseguir descer até à Ursa, tem de estar em boa forma pois não é mesmo nada fácil. Damos-lhe mais dois conselhos: se o seu smartphone não tem uma câmara com qualidade, leve uma máquina fotográfica porque vai querer levar as vistas para casa. Não vá sozinho e valha-se do serviço Guardian da Securitas Direct, com o qual, num simples apertar do botão SOS, chama a equipa de emergência que rapidamente chegará até si e o livrará de qualquer percalço.

Boulder na Serra da Estrela

Se para chegar à Praia da Ursa precisa de estar em boa forma, para escalar a Pedra do Urso, na Serra da Estrela, nem se fala. A boa notícia é que existe uma modalidade para iniciantes, por isso, anime-se.  Na internet pode encontrar empresas especializadas que lhe dão toda a assistência e prometem uma atividade que fará com que se sinta renascido, o Boulder. Trata-se de escalar blocos de pedra com até 6 metros de altura sem cordas, mosquetões ou quaisquer equipamentos de segurança. Pode ser praticado em paredes de escalada artificial, mas o ideal é fazê-lo ao ar livre e a Serra da Estrela é um local de eleição para isso. Depois de alguns treinos, poderá tentar a famosa Pedra do Urso, mas primeiro fique-se por blocos mais pequenos e siga as recomendações:

  • Leve sapatos de escalada
  • Use carbonato de magnésio para evitar que as mãos escorreguem — é imprescindível
  • Não deixe de usar capacete
  • Leve também um tapete acolchoado próprio, o crash pad
  • Conte com os serviços de segurança pessoal da Securitas Direct: instale a aplicação MyVerisure e utilize o Guardian no seu smartphone e, com um simples botão SOS, poderá chamar a equipa de emergência mais próxima, que rapidamente chegará até si e lhe prestará toda a assistência que precisar em caso de acidente.

Passar a Ponte 516 Arouca com a família

Este é um programa para o qual não precisa de estar na sua melhor forma e pode ser feito em família. A Ponte 516 de Arouca é para se percorrer devagar e a pé. É mesmo uma ponte pedonal. Tem 516 metros de comprimento e a sua estrutura de aço é uma verdadeira malha que permite ver o rio Paiva, 175 metros mais abaixo. Se tem vertigens, nem pense em visitá-la mas, se gosta de alturas e de emoções fortes, este é o passeio para si e para a sua família. As crianças não vão acreditar no que estão a fazer e os adultos vão rir-se de espanto. Este passeio é de cortar a respiração e vai ficar marcado na vossa vida como um dos bons momentos pós-pandemia.

Para esta travessia, o serviço Acompanha-me da Securitas Direct é o melhor trunfo para a sua tranquilidade. Esta aplicação monitoriza o tempo que demorará a fazer o percurso e, se não chegar ao fim no tempo estimado, aciona o protocolo de emergência da empresa. Com o Acompanha-me nunca está sozinho e terá sempre assistência para si e para a sua família.

Se já é cliente Securitas Direct e nunca usou o serviço gratuito Guardian, é uma boa ocasião para começar. O Guardian é sempre uma mais valia pois, uma vez instalado no seu smartphone através da App MyVerisure, consiste num simples botão que encaminha uma chamada SOS para a equipa de assistência da Securitas Direct preparada para qualquer emergência. É imediatamente contactado por um operador, que o acompanha durante toda a emergência e acede à sua localização para enviar os serviços de emergência com toda a precisão. Rapidamente, terá toda a assistência que precisa, sem maiores preocupações. E para saber que está mesmo em segurança, conte com o serviço Acompanha-me, uma aplicação que, face à rota a percorrer, monitoriza o tempo que o utilizador demorará a chegar ao fim do percurso. Caso este não chegue ao destino no tempo estimado, o protocolo de emergência é ativado. Uma mais valia para pessoas de todas as idades, que gostam de explorar a Natureza.

Já abriu a sua agenda? Marque pelo menos um destes passeios e sinta que, de facto, a pandemia parece que está a terminar. Aproveite o ar livre e a beleza de Portugal, volte a saborear a vida com segurança e a respirar fundo, com todo o seu bom senso e os serviços especializados da Securitas Direct, conhecida, sobretudo, pelos seus sistemas de alarme em habitações ou pequenos negócios e cuja capacidade de inovação também lhe oferece soluções de segurança para os seus momentos de liberdade na Natureza.

Alvará 138C – MAI